Banco Central: análise sobre a economia atual

O Banco Central divulgou recentemente uma análise sobre a economia, considerando o cenário externo e o ambiente interno. Confira!

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou recentemente uma análise sobre a economia, considerando o cenário externo e o ambiente interno.

Banco Central: análise sobre a economia atual

O ambiente externo seguiu se deteriorando, marcado por revisões negativas para o crescimento global prospectivo em um ambiente de fortes e persistentes pressões inflacionárias, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

O aperto das condições financeiras motivado pela reprecificação da política monetária nos países avançados, assim como pelo aumento da aversão a risco, eleva a incerteza e gera volatilidade adicional, particularmente nos países emergentes, tal como divulgado recentemente pelo Banco Central do Brasil (BCB) no que se refere a última reunião do Copom.

Atividade econômica

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), em relação à atividade econômica brasileira, o conjunto dos indicadores divulgados desde a última reunião do Copom indica um crescimento acima do que era esperado pelo Comitê.

Inflação

No que tange à inflação ao consumidor, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que essa seguiu surpreendendo negativamente, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente.

As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação, tal como pormenorizou o Copom em sua última divulgação oficial.

Projeções para as contas externas de 2022

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que poucas mudanças ocorreram em relação ao último relatório:

  • manutenção de cenário de ligeiro superávit em conta corrente, com saldo comercial recorde e déficit na conta de serviços ainda contido;
  • Preços mais pressionados explicam a revisão altista no valor exportado e importado;
  • Déficit maior na renda primária explicado por perspectiva de maiores despesas em lucros e dividendos, em linha com atividade econômica mais forte e preços de commodities elevados.

O cenário externo atual é desafiador para a economia

Além disso, o ambiente externo mais desafiador deve impactar negativamente os fluxos de carteira para emergentes, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Projeção para o Produto Interno Bruto (PIB)

Projeta-se alta de 1,7% para o crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB), ante previsões de 1,0% nas duas últimas edições do RI. A surpresa positiva no PIB do 1º trimestre e a previsão de nova alta no segundo elevaram o carregamento estatístico para 2022, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

Acompanhe as divulgações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) sobre os diversos fatores que impactam a economia e suas consequências na rotina do cidadão e no mercado de investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.