Geografia: Países com fronteiras com maior número de territórios

Qual país do mundo faz fronteira com a maioria dos países? Tecnicamente, há um empate porque tanto a China quanto a Rússia têm mais vizinhos, com 14 cada.

Isso não deve ser surpreendente, pois a Rússia e a China são as maiores nações políticas do mundo. Eles também estão localizados em uma parte da Ásia (e Europa) que tem muitos países pequenos.

Entretanto, esses dois não estão sozinhos em seus numerosos vizinhos, já que Brasil e Alemanha compartilham suas fronteiras com mais de oito países.

China

A China é o terceiro maior país em área (se contarmos a Antártica ) e suas terras dominam o sudeste da Ásia. Esta localização (próxima a muitos países pequenos) e os 22.457 quilômetros de fronteira colocam-na no topo da nossa lista como tendo o maior número de vizinhos do mundo.

No total, a China faz fronteira com outros 14 países:

  • Na fronteira norte, a China faz fronteira (de oeste para leste) com Cazaquistão, Mongólia e Rússia.
  • A oeste, a China compartilha fronteiras com (de norte a sul) Quirguistão, Tadjiquistão, Afeganistão e Paquistão.
  • A fronteira sul da China é compartilhada (de oeste para leste) com Índia, Nepal, Butão, Mianmar (Birmânia), Laos e Vietnã.
  • Na fronteira oriental, o vizinho da China é a Coreia do Norte (e, novamente, a Rússia).

Rússia

A Rússia é o maior país do mundo e abrange os continentes europeu e asiático. É natural que faça fronteira com muitos países.

Apesar de sua grande área, o limite total da Rússia em terra é apenas ligeiramente menor do que a China, com uma fronteira de 22.408 quilômetros. É importante lembrar que o país possui uma grande extensão de litoral com 37.953 quilômetros, principalmente no norte.

  • No lado oeste, a Rússia faz fronteira (de norte a sul) com a Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielo-Rússia e Ucrânia.
  • Ao sul, a Rússia faz fronteira com (oeste a leste) Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, China e Coréia do Norte.
  • Se incluirmos o oblast russo (região) de Kaliningrado, então podemos adicionar a Polônia e a Lituânia à lista, o que eleva o total para 14 vizinhos.

Brasil

O Brasil é o maior país da América do Sul e domina o continente. Com exceção do Equador e do Chile, faz fronteira com todas as nações da América do Sul, totalizando 10 vizinhos.

Dos três primeiros países listados aqui, o Brasil  ganha o prêmio por ter a maior área de fronteira. No total, o Brasil tem uma fronteira de 16.145 quilômetros com outros países.

  • O Brasil faz fronteira ao norte com (oeste a leste) Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
  • Descendo a fronteira oeste do Brasil estão os países (de norte a sul) da Colômbia e do Peru.
  • No lado sudoeste, o Brasil faz fronteira (de oeste a leste) com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Alemanha

A Alemanha é um dos maiores países da Europa e muitos de seus vizinhos estão entre as menores nações do continente. Também é quase totalmente sem litoral, então seus 3.714 quilômetros de fronteira são compartilhados com outros nove países.

  • O único vizinho da Alemanha ao norte é a Dinamarca.
  • Na fronteira oeste da Alemanha , você encontrará (de norte a sul) Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França.
  • Ao sul, a Alemanha faz fronteira com (de oeste a leste) a Suíça e a Áustria.
  • As fronteiras orientais da Alemanha são compartilhadas (de norte a sul) com a Polônia e a República Tcheca.

E então, você sabia disso?

Não deixe de ler também – Países contemplados pela bacia do Rio Amazonas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.