Gás natural: Petrobras tem recorde na importação

Recorde não era batido desde 2014 em termos de gás natural liquefeito

Com compras de 23 milhões (m³/dia) do GNL, gás natural liquefeito, a Petrobras bateu recorde histórico das importações no ano passado. Assim, ela superou o recorde anterior de 20 milhões (m³/dia), registrado em 2014. Em 1º de outubro do ano passado, o volume da importação ultrapassou 40 milhões (m³/dia). A informação foi fornecida pela empresa semana passada e é sobre isso o que o Notícias Concursos falará na matéria desta segunda-feira (17).

Importação do gás natural bate novo recorde

Em 2021, o gás natural, que representa aproximadamente 30% da oferta total do gás da empresa, foi considerado necessário para atender a demanda contratual. Segundo a Petrobras, essa meta alcançada é 200% superior à aquisição de 7,5 milhões (m³/dia) em 2020. Em 2021, o recorde foi o resultado das ações da empresa para que a oferta se ampliasse no mercado, como aumentar a capacidade da regaseificação no terminal do Rio.

gás natural
Gás natural: Petrobras tem recorde na importação – Foto: Canva Pro

A Petrobras faz a importação do GNL dos países, como Catar, Estados Unidos, bem como Trinidad & Tobago, através dos navios especiais transportadores do gás em forma líquida. Assim, devolve-se o insumo no estado gasoso no terminal da regaseificação. Posteriormente, encaminha-se aos clientes com contratos fechados com a Petrobras para comercialização do gás natural. A empresa salientou que as importações, para satisfazer as necessidades do mercado doméstico de gás, terão respaldo de alguns outros fornecedores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.