Franquia de farmácia: conheça e lucre nesse setor

Saiba quais são as empresas mais lucrativas desse ramo para investir

O setor de franquia de farmácia é bem promissor no mercado financeiro. Portanto, vem sendo um alvo importante de investimentos de grandes empreendedores experientes. Isso ocorre, principalmente, devido a sua alta rentabilidade mesmo diante de períodos de crise, como foi visto nos últimos três anos.

Segundo a IQVIA Brasil, o país conta com o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França, respectivamente. O segmento, inclusive, é quem possui perspectivas para auxiliar na recuperação do cenário econômico nacional.

Conheça o setor de franquia de farmácia

Nesse sentido, é interessante destacar que, segundo a Organização Mundial do Comércio, a maioria do contingente produtivo de medicamentos são direcionados para o mercado interno. Dessa forma, deixando o Brasil em 32º lugar em exportação desses produtos.

Aliás, um dos grandes motivos para disparidade de ranking ocorrer é o atual envelhecimento da população e o aumento de doenças tratáveis entre os cidadãos economicamente ativos. Para se ter uma ideia, o país, em 2020, exportava apenas 6% de toda a sua produção.

Ainda, antes de evidenciar as opções de franquia de farmácia, é importante elucidar a Lei n° 13.021/2014, que torna obrigatória a presença de um farmacêutico em qualquer unidade do ramo. Portanto, a boa notícia é que não precisa ser necessariamente o investidor. Na verdade, este pode simplesmente contratar um profissional da área para trabalhar no seu estabelecimento.

Agora, conheça algumas franquias de farmácia que estão presentes no país há algum tempo, e são consideradas como as melhores do ramo.

Franquia de farmácia: conheça e lucre nesse setor
Franquia de farmácia: conheça e lucre nesse setor. Foto: Canva Pro

Farma & Farma

É uma rede do segmento da saúde que foi fundada há mais de 20 anos e, atualmente, opera no mercado como uma das dez melhores empresas do país. A Farma & Farma está presente em 16 estados da nação. Ademais, conta com dois selos de excelência oferecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A própria marca elenca alguns diferenciais que fazem os seus serviços serem de qualidade e terem destaque na área: transparência, gestão compartilhada de performance, flexibilidade de negociações tanto com fornecedores quanto com consumidores, investimento em comunicação visual etc.

Portanto, o investimento inicial mínimo para abrir uma unidade dessa franquia de farmácia é de 294,5 mil reais. Enquanto, o faturamento médio gira em torno de 170 mil reais. O prazo de retorno, por sua vez, costuma variar de 18 a 42 meses.

Drogarias Max

É uma marca do ramo de Saúde, Beleza e Bem estar, que está bem sólida no que diz respeito as suas estratégias de negócio. Esse fato é evidenciado pelo curto período entre a sua fundação e o seu início no ramo de franquias, de apenas 6 anos.

Aliás, a sua sede principal é no estado do Rio de Janeiro e sua filiação é especificamente com a ABF-Rio desde o ano de 2000. Ainda, a Drogarias Max possui o selo de excelência em franchising dos últimos 8 anos, exceto em 2021, e possui mais de 125 unidades.

O investimento inicial mínimo para empreender nessa franquia de farmácia é de 160 mil reais, somado a uma taxa de 20 mil reais. Por fim, o faturamento médio mensal gira em torno de 120 mil reais e o prazo de retorno pode variar de 18 a 20 meses.

A Fórmula

É uma marca bem conhecida e, por sua vez, a sua distribuição ocorre em 10 estados do Brasil. Há 6 anos está presente na lista de melhores franquias do país. Consequentemente, ganhou o famigerado prêmio de 5 estrelas no ano de 2021, aumentando ainda mais o seu grau de reconhecimento.

Com 30 anos de atuação, A Fórmula requer um investimento inicial mínimo de 400 mil reais para permitir a abertura de uma unidade. Então, garante um faturamento médio mensal a partir de 150 mil reais. Já o prazo de retorno costuma ser variável entre 24 e 36 meses.

Farmatotal

É uma rede de franquia de farmácia relativamente nova, mas que está em grande expansão, já estando presente em 3 estados: São Paulo, Santa Catarina e Paraná, estado da fundação da empresa. Então, um dos seus diferenciais é o cuidado com o desenvolvimento sustentável dos seus serviços. Consequentemente, fez a empresa conquistar o seu público mais rapidamente.

O investimento inicial mínimo para se tornar um franqueado é de 205 mil, com uma taxa única de 40 mil reais. Enquanto, o prazo de retorno, por sua vez, não é tão bem definido, mas possui um tempo máximo de aproximadamente 36 meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.