Formas de estudar para o ENEM

Encontrar boas formas de estudar para o ENEM é o primeiro passo para garantir um desenvolvimento ainda mais assertivo nos estudos. Isso porque buscar informações em diferentes fontes, e com base em diferentes mídias, ajuda na hora de memorizar e absorver conceitos.

Por isso, se você quer turbinar os seus estudos e encontrar fontes de conhecimento relevantes, veja 7 opções que podem lhe ajudar. Confira!

7 formas de estudar para o ENEM

Separamos 7 formas de estudar para o ENEM que podem ajudar você na hora de lidar com tantas matérias e conteúdos. Veja:

1. Vídeos no YouTube

Sim, os vídeos no YouTube podem ensinar muitas coisas. Porém, aqui vale um adendo: saiba escolher os canais que você vai assistir. Cuidado para não cair no erro de consumir conteúdo sem embasamento, ok? Por isso, verifique as informações passadas, veja se há referências científicas e se a pessoa que está ensinando realmente está apta para isso. Dessa forma, você eleva as chances de ter bons resultados.

2. Simulados

Os simulados online são uma das principais formas de estudar para o ENEM. Por meio deles você pode testar os seus conhecimentos, aprender coisas novas e ter um “gostinho” de como será o ENEM. Inclusive, fazer esse tipo de prova online pode ajudar a reduzir a ansiedade e aquele “medo do desconhecido”, que o ENEM pode provocar.

Sendo assim, procure fazer os simulados sempre que terminar de estudar determinados conceitos, visando absorvê-los ainda mais.

3. Podcasts no Spotify

Sim, no Spotify você também pode encontrar muito conteúdo valioso! Existem diversos podcasts, sobre temas variados, que podem ser escutados no caminho ao trabalho, durante a prática de exercícios, etc. Assim, você terá mais uma fonte de conhecimento e estímulo para o seu cérebro, aumentando as chances de sucesso.

Porém, novamente considere a premissa de buscar por profissionais qualificados na hora de encontrar os podcasts, ok?

4. Grupos do Passei Direto

Os grupos no site Passei Direto também podem ser bem interessantes. Além disso, o site como um todo disponibiliza uma série de materiais, mapas mentais, resumos, questionários e outros conteúdos relevantes para quem deseja se aprofundar em uma série de temas. Dê uma espiadinha e inclua este site na sua lista de formas de estudar para o ENEM!

5. Grupos de estudo com amigos

Se você tem amigos estudando para o ENEM ao mesmo tempo em que você está, por que não estudar em grupo? Estipulem leituras para serem feitas e, no dia do encontro (online ou presencial), discutam os conceitos lidos e abordados.

6. Documentários de temas relevantes

Existem diversos documentários em plataformas como a Netflix que contam histórias importantes e apresentam conceitos que, em alguns casos, podem ser cobrados no ENEM. Verifique quais desses documentários são relevantes para o seus objetivos e invista neles!

7. Com o desenvolvimento de mapas mentais

Por fim, lembre-se de que desenvolver resumos e mapas mentais, com base nos conteúdos que você ouviu, assistiu e leu, é uma forma de potencializar a sua aprendizagem. Assim, você conseguirá internalizar ainda mais os conceitos, tendo maiores chances de bons resultados no ENEM. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.