Como manter o foco na hora da leitura?

Manter o foco na hora da leitura de um livro é um verdadeiro desafio para você? Parece que, a todo momento, há algo mais importante para ser pensado ou visto? Saiba que você não está sozinho nessa!

Muitas pessoas sofrem com essa falta de concentração durante a leitura. Porém, existem algumas medidas que podem minimizar os conflitos gerados pela falta de foco. Para saber quais são, leia este breve guia até o fim – sabemos que você consegue. 😉

Como manter o foco na hora da leitura?

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a falta de atenção pode ser algo multifatorial. Às vezes você acha que é distraído, mas na realidade tem condições orgânicas e neurológicas que lhe impedem de manter o foco do início ao fim.

Além disso, é imprescindível reconhecer que cada pessoa é única e, portanto, não existe fórmula simples que pode fazer com que o seu foco seja aflorado de um segundo ao outro.

Acima de tudo, manter a atenção é uma questão de prática. Quanto mais você policia a sua mente para trazer a concentração para o que está sendo feito, melhor será para você. Por isso, considere as nossas dicas como um ponto de partida e, além disso, foque em praticar as ações diariamente.

Caso não perceba nenhuma melhora, cogite buscar auxílio profissional, mesmo que seja apenas para receber orientações quanto às vitaminas adequadas para o foco, ok?

Vamos às dicas práticas:

1- Escolha um espaço adequado para manter o foco na hora da leitura

Sim, pode parecer algo óbvio, mas a verdade é que nem sempre as pessoas levam isso em consideração.

Locais com baixa iluminação, ruídos constantes, bagunça ou qualquer outro tipo de fator de distração é um ambiente inadequado para a leitura.

Por isso, foque em escolher um ambiente que tenha entrada de luz do dia, seja organizado e limpo e, de preferência, silencioso. Assim o seu cérebro não precisará “brigar” com outros estímulos que não sejam os de leitura e aprendizagem.

2- Pratique a leitura ativa – “converse” com o texto

“Conversar” com o texto também pode ser uma forma interessante de manter o foco na hora da leitura. Você pode fazer isso apenas por pensamento ou em voz alta – cremos que em voz alta possa ser ainda melhor.

Basta ler uma parte do texto e conversar sobre o que foi lido. Pondere sobre o seu ponto de vista, explique o que acabou de ler, faça perguntas, finja que está dando uma “aula” sobre o assunto, etc.

Quanto mais você interagir com cada conceito lido, melhor será a absorção das informações.

3- Coloque em movimento outros sentidos e partes do corpo

Nosso corpo tem muitos sentidos e “membros”. Nada mais justo que todo ele faça parte da leitura, não acha? Colocar o organismo em movimento é uma forma de manter o foco na hora da leitura.

Para isso, você pode ler acompanhando a leitura com a ponta dos dedos, por exemplo. Também é possível fazer anotações, grifos no texto, reescrita de trechos, etc.

4- Não tente “vencer” um livro difícil de uma só vez – divida-o

Por fim, entenda que nós não podemos vencer um livro inteiro em um dia. Tenha a paciência de dividi-lo em partes plausíveis e hábeis. Assim você certamente terá maiores chances de manter o foco na hora da leitura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.