Fluxo de passageiros no Aeroporto de Viracopos BATE RECORDE

Volume de passageiros cresceu 29,5% em janeiro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022

O fluxo de passageiros no Aeroporto de Viracopos bateu recorde em janeiro de 2023. De acordo com a concessionária que administra o terminal, o volume de passageiros que passaram pelo aeroporto totalizou 1,15 milhão.

Esse número representa um forte crescimento de 29,5% em relação a janeiro de 2022, quando 888,3 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto de Viracopos. Aliás, o fluxo também superou os valores registrados em janeiro de 2021 (822,7 mil passageiros) e de 2020 (964,8 mil passageiros).

Vale destacar que a pandemia da covid-19 afetou fortemente o transporte aéreo mundial. Em resumo, os países passaram a incentivar o distanciamento social para evitar a disseminação do coronavírus. E milhões de passageiros cancelaram suas viagens, afundando o setor aéreo, inclusive o do Brasil.

Superado esse período de muitas dificuldades, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Viracopos começou a apresentar taxas cada vez mais robustas.

A título de comparação, o recorde anterior havia sido registrado em dezembro de 2022, quando o terminal registrou a passagem de 1,08 milhão de pessoas. Isso mostra que o transporte aéreo brasileiro conseguiu superar os impactos negativos da pandemia e está crescendo gradativamente.

“Janeiro já costuma ser um mês de maior movimento por ser período de férias escolares. O aumento também pode estar ligado a um arrefecimento da pandemia e o aumento de frequências nacionais e internacionais”, disse em nota a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.

Veja mais detalhes dos dados de janeiro

No primeiro mês de 2023, o Aeroporto de Viracopos registrou 100,3 mil embarques e desembarques entre o Brasil e o exterior. Esse número representa quase o dobro do fluxo  de passageiros registrado em janeiro do ano passado (50,5 mil).

“Em 2022, Viracopos estabeleceu recorde anual de movimentação de passageiros, com 11.845.500 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal. O recorde anual anterior era de 2019, com 10.585.018 passageiros”, informou a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.

Já no acumulado de 2021, o terminal recebeu 10,0 milhões de passageiros que embarcaram ou desembarcaram. Esse foi o quarto maior volume anual desde o início da gestão privada, em 2013, atrás apenas dos resultados de 2015, 2019 e 2022.

Ao analisar os dados de janeiro, o Aeroporto de Viracopos registrou 11.293 pousos e decolagens. Esse número ficou 26,49% superior ao volume observado em janeiro de 2022. E isso aconteceu, em grande parte, por causa do aumento dos voos internacionais.

A saber, o terminal tem voos diários de chegada e partida para três destinos internacionais:

  • Fort Lauderdale (Estados Unidos);
  • Orlando (Estados Unidos);
  • Lisboa (Portugal).

Tráfego mundial de passageiros se recupera

Nesta semana, a Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, sigla em inglês), afirmou que o tráfego mundial de passageiros retornará ao nível pré-pandemia em 2023.

Em suma, a entidade estima que o fluxo de passageiros cresça ainda mais significativamente neste ano, impulsionando os números para patamares próximos aos registrados antes da crise sanitária.

Em 2022, o tráfego mundial de passageiros teve 74% do volume de 2019, último ano antes da pandemia da covid-19. Aliás, vale ressaltar que o tráfego de passageiros afundou 60% em 2020, em relação ao ano anterior. E isso aconteceu por causa de todas as restrições impostas pela pandemia.

Em 2021, houve uma melhora desses números, mas o tráfego ainda ficou 49% menor que o registrado em 2019, segundo a agência da ONU. E, no ano passado, a melhora do setor aéreo se fortaleceu e impulsionou os números globais.

A estimativa da Icao é que a demanda da maioria dos destinos retorne aos níveis anteriores à pandemia ainda no primeiro trimestre de 2023. Essa projeção mostra que a entidade acredita em uma recuperação bastante rápida neste ano.

Seguindo essas estimativas no mínimo otimistas, o calculo da Icao aponta para que, até o fim do ano, o número de viajantes supere em cerca de 3% os números observados em 2019. E o crescimento deverá continuar em 2024, com o fluxo de passageiros ficando 4% acima dos números estimados para 2023.

A propósito, a organização acredita que o setor deverá recuperar a rentabilidade operacional apenas no último trimestre de 2023. Em síntese, essa rentabilidade se refere ao lucro antes de impostos, depreciação e amortização, conhecido como Ebitda. E, caso isso aconteça, será o primeiro resultado positivo “após três anos consecutivos de prejuízo”.

Por fim, a Icao também revelou que várias companhias aéreas conseguiram voltar a registrar lucro nos últimos meses. Isso aconteceu devido à busca de muitos passageiros pelo turismo e pelas viagens de avião, que ficou reprimida nos últimos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.