Fluência digital: o que é e qual a importância

Querendo ou não, a fluência digital vem sendo cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Embora algumas pessoas ainda “torçam” o nariz para essa realidade, a verdade é que o mundo corporativo tem incluído cada vez mais ferramentas e plataformas digitais.

Porém, você sabe o que é fluência digital? Quer entender um pouco mais sobre esse conceito e a sua importância? Confira este texto!

O que é fluência digital?

A fluência digital pode ser caracterizada como o entendimento e a capacidade de aplicar recursos tecnológicos no dia a dia, seja para trabalho, estudos ou até mesmo lazer. Uma pessoa que possui essa fluência tem um comportamento relativamente intuitivo, sabendo lidar com as ferramentas diversas, como agenda digital, plataforma de vídeo chamada, etc.

Trata-se de uma fluência cada vez mais procurada pelas empresas e corporações. Afinal, durante a pandemia, por exemplo, vimos uma grande necessidade de utilizar as ferramentas on-line para manter a comunicação do time e o desenvolvimento de diversos tipos de trabalho. Por isso, ser fluente digital é entender e saber aplicar as ferramentas, ao mesmo tempo em que compreende a importância de cada uma delas.

Qual a importância da fluência digital?

A fluência digital veio para ficar, e isso é um fato que podemos perceber em diversos setores. Pode ser que você acredite que nem todo tipo de trabalho precisa da fluência digital, o que pode ser verdade até certo ponto. Porém, as ferramentas digitais estão cada vez mais inseridas na sociedade. Hoje, vemos muito mais pessoas usando celulares, tablets e notebooks. Antes, esse tipo de dispositivo era mais inacessível.

Além disso, podemos listar alguns impactos que a fluência digital pode proporcionar em nossas vidas. Veja:

1. Agilidade na comunicação

A agilidade na comunicação é, sem dúvidas, uma grande revolução da era digital. As chamadas de vídeo, mensagens instantâneas, e-mails e demais fontes de comunicação permitem que uma equipe trabalhe em conjunto, mesmo que cada integrante esteja vivendo em um continente diferente do planeta. Por isso, saber usar as ferramentas de comunicação é essencial para aproximar-se da equipe e desenvolver trabalhos em conjunto à distância.

2. Organização de demandas

As ferramentas digitais também nos ajudam a organizar uma série de demandas diárias. Antes, tudo precisava ser registrado no papel, à mão. Hoje, é possível usar arquivos em nuvens e planilhas que podem ser editadas a qualquer momento. Isso diminui o consumo de papel e garante que todas as pessoas possam acessar as informações de diferentes dispositivos, facilitando a organização e o dia a dia.

3. Automação de atividades

Existe uma série de atividades que podem ser automatizadas com as ferramentas digitais. Isso otimiza o tempo dentro das empresas e pode, ainda, diminuir a carga de trabalho sobre os colaboradores. Porém, para que isso aconteça, a fluência digital precisa estar presente.

4. Ferramentas de network e marca pessoal

Hoje, o que não faltam são ferramentas on-line para construir um bom networking e uma marca pessoal mais forte. As redes profissionais, por exemplo, oferecem isso. E ter fluência digital para atuar nesses espaços é de suma importância para se fortalecer cada vez mais.

Incrível, não é mesmo? E o que você pensa sobre essa fluência?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.