Finanças Pessoais – Poupar e Pagar ao Mesmo Tempo

Planeje suas finanças 

Planejar as finanças é fundamental para que possa direcionar assertivamente seus planejamentos pessoais, mesmo que esteja passando por alguma situação de crise, como (infelizmente) a maioria dos brasileiros.

Por isso, veja algumas dicas para que possa ajustar seu planejamento financeiro e direcionar seus planos a partir deste momento.

Poupança

 Poupar dinheiro não é nada fácil, principalmente quando estamos endividados. No entanto, é um dos segredos do planejamento financeiro.

Não estamos falando de um valor muito alto, ou até mesmo fixo, você pode delimitar um valor baixo como mínimo para você guardar todos os meses, enquanto realiza seus fluxos financeiros.

Neste momento, mais importante do que o valor para que possa guardar dinheiro, é cultivar o hábito. Por isso, mesmo que você acha irrisório colocar um valor baixo, alimentos esse hábito. Dessa forma, conforme as suas dívidas diminuem, a sua poupança fica maior e não será um sacrifício para você, será um hábito e isso pode fazer bastante diferença na sua vida.

Acordos

 Não é baixa o número de pessoas que se endividaram, pois muitas pessoas perderam suas rendas durante a pandemia. Sendo assim, o número de endividados têm crescido bastante no Brasil.

Sendo assim, é importante que verifique quais são as empresas que estão oferecendo os melhores acordos para a pessoa física. Dessa forma, poderá direcionar uma parte da sua renda para realizar os pagamentos sem comprometer os itens de sobrevivência. Esse ponto é fundamental para o controle de suas finanças.

No entanto, caso tenha muitas dívidas, tente viabilizá-las de uma forma planejada. Assim, conforme os seus acordos acabarem, poderá realizar outros. Pois, realizar vários acordo simultâneos, ainda que sejam em valores baixos, pode ser um fator que ocasione a mesma bola de neve que te levou até esse endividamento.

 Reserva de emergência

 Pode até ser que essa poupança inicial seja sua reserva de emergência. No entanto, a reserva de emergência seria um valor descompromissado. 

Sendo assim, seria um valor que você guarda conforme a sua possibilidade, mas não tem plano, a não ser deixá-lo ali, guardado. No entanto, você pode realizar dois planejamentos, mesmo com valores baixos. Um para a sua reserva de emergência e outro para um objetivo específico.

Ter um objetivo pode ser importante nesse momento de planejar, e o objetivo não precisa ser algo que faça sentido aos outros, pode ser algo que faça sentido para você. Por isso, pode ser desde adquirir um produto a realizar uma viagem, o importante é que você se comprometa com aquele valor, por menor que ele seja. Seu hábito diz muito sobre seu momento e como será seu futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.