Fies 2023/1: chamadas da lista de espera começam nesta terça-feira (21)

Começa nesta terça-feira, dia 21 de março, as chamadas de candidatos pré-selecionados na lista de espera da 1ª edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/1. De acordo com o cronograma, as convocações da lista de espera serão divulgadas até o dia 18 de maio

Os estudantes poderão consultar a lista de espera através do site do Fies no Portal Único. Participam da lista de espera somente os candidatos não selecionados na chamada regular do Fies. 

Conforme as orientações do edital, os pré-selecionados deverão complementar as informações dadas no momento da inscrição dentro do prazo estabelecido para cada chamada. Posteriormente, o estudante deverá fazer a validação dos seus documentos. 

A validação das informações deve ser feita em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino. Para realizar essa validação, os estudantes devem realizar a entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida.

Posteriormente, o candidato deverá validar suas informações em um agente financeiro no prazo de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.

Fies 2023/1

Puderam participar do Fies 2023/1 os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2022. De acordo com o edital, é pré-requisito para a seleção do programa ter obtido nota de, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas do Enem e ter obtido nota maior que zero na prova de redação.

Além disso, somente podem concorrer ao financiamento, estudantes que têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimo per capita.

Conforme dados do MEC, o Fies 2023/1 recebeu 205.177 inscrições. A oferta total de financiamentos para essa edição do programa é de 67.301 oportunidades para 1.389 instituições particulares de ensino superior de todo o Brasil. 

O Fies é um programa promovido pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC), para permitir o acesso de jovens estudantes ao ensino superior. Através do programa os estudantes obtêm um financiamento estudantil para custearem os estudos em instituições privadas de ensino superior.

Acesse o site do Fies para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao PSI 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.