PSI 2023: UFAM abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abriu nesta segunda-feira, dia 20 de março, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Processo Seletivo para o Interior (PSI) 2023. De acordo com o cronograma, os interessados têm até as 17h de amanhã, dia 21 de março, para enviar as solicitações.

Conforme as orientações do edital, os pedidos de isenção devem ser feitos de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento deste formulário eletrônico. O edital estabelece ainda que têm direito à isenção os candidatos que puderem comprovar:

  • ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e
  • ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Segundo o cronograma do PSI 2023, a divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 5 de abril.

Período de inscrição do PSI 2023

As inscrições para o PSI 2023 serão recebidas no período de 10 de abril a 3 de maio de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio da site da Compec (Comissão Permanente de Concursos). Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 100,00. 

A UFAM vai aplicar as provas do PSI 2023 nos dias 21 e 22 de maio. A universidade vai liberar a consulta aos locais de prova, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, no dia 16 de maio. Os candidatos responderão três provas, sendo duas de conhecimentos gerais e uma de redação em Língua Portuguesa:

  • 21 de maio: Conhecimentos Gerais I – 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira, 5 de Língua Estrangeira, 15 de Matemática e 15 de História e Redação.
  • 22 de maio: Conhecimentos Gerais II – 60 questões objetivas, sendo 15 de Geografia, 15 de Biologia, 15 de Física e 15 de Química.
Vagas e resultados

Conforme o edital, ao todo, a UFAM está ofertando 620 vagas para o PSI 2023. As vagas estão distribuídas entre os campi de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins  Ainda de acordo com o edital, a universidade deve divulgar o gabarito das provas objetivas no dia 30 de maio. A publicação do resultado final está prevista para o dia 20 de junho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unicamp recebe inscrições para a 39ª Olimpíada de Matemática até o dia 6 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.