Fies e Prouni passaram por mudanças na seleção de candidatos

O Ministério da Educação (MEC) realizou nas últimas edições do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do Prouni (Programa Universidade para Todos) alterações para que a oferta de vagas seja melhor aproveitada. 

Por meio do MEC, o Governo Federal, vem buscando tornar os processos seletivos mais transparentes e justos. Desse modo, em 2021, a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas remanescente passou a ser feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O Enem já fazia parte da seleção dos candidatos inscritos nos processos regulares dos dois programas do MEC. No entanto, a seleção para as vagas remanescentes era feita por ordem de inscrição, o que demandava um rápido acesso dos candidatos à internet. 

Ao adotar o Enem também na seleção para as vagas remanescentes do Fies e do Prouni, o MEC padronizou o critério meritocrático. De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do MEC, a adoção desse padrão tem como objetivo evitar distorções no acesso ao ensino superior, uma vez que os candidatos não possuem as mesmas condições para realizar o procedimento de inscrição.

Sobre o Fies 2021

Além disso, a pasta alterou também o normativo do Fies, permitindo a oferta das vagas não preenchidas no primeiro semestre no processo seletivo do segundo processo seletivo do ano. Segundo o MEC, essa alteração possibilitou o preenchimento de 16 mil vagas no segundo processo seletivo deste ano.

Desse modo, em decorrência dessas alterações, a pasta avaliou que não seria necessário realizar processo seletivo para ocupação das vagas remanescentes, como geralmente ocorre.

As informações são da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFAP recebe inscrições para o Processo Seletivo 2022 a partir do dia 1º de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.