FGTS: veja situações em que o saldo do trabalhador pode ser bloqueado

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, há casos em que o saque do FGTS extraordinário pode ser barrado mesmo com saldo

Nesta quarta-feira (18), a Caixa Econômica Federal realiza mais uma liberação extraordinária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo informações, quase todas as pessoas com saldo ativo na conta podem receber o benefício. Entretanto, existem casos em que a liberação não é permitida mesmo com a presença do saldo.

A Caixa Econômica Federal explica que existem basicamente quatro situações em que o saldo do trabalhador pode ser bloqueado. Elas estão listadas abaixo:

  • contratação de operação de crédito com antecipação do Saque- Aniversário do FGTS;
  • determinação judicial;
  • pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador;
  • dados inconsistentes.

A Caixa Econômica Federal está liberando hoje(18) o saque extraordinário do FGTS para as pessoas que nasceram no mês de junho. Segundo o banco, o dinheiro caiu na conta dos indivíduos deste grupo desde as primeiras horas da manhã. A movimentação pode ser feita através do app do Caixa Tem.

É preciso atentar para não confundir bloqueio com falta de solicitação. Segundo a Caixa, a maioria dos usuários não precisa solicitar o dinheiro do FGTS, ou seja, ele cai na conta do aplicativo digital de forma automática. Entretanto, há situações específicas em que o cidadão precisa realizar a solicitação.

Caso o indivíduo que faz aniversário em junho perceba que o dinheiro não caiu na conta, ele pode abrir o app do FGTS para entender o que aconteceu. Ao entrar em seu perfil, ele pode verificar se a falta de pagamento foi ocasionada por uma falta de solicitação ou se foi um bloqueio da conta provocado por algum dos quatro motivos listados acima.

Como resolver o bloqueio do saldo

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, as resoluções dos bloqueios do saldo do FGTS variam de acordo com o motivo alegado para o mesmo bloqueio. Dessa forma, cada caso possuirá uma solução diferente.

Imagine, por exemplo, que uma decisão judicial impediu o uso do FGTS porque o titular do saldo está atrasando os pagamentos de uma pensão alimentícia. Neste caso, o dinheiro somente será liberado depois que a dívida for quitada.

Na maioria dos outros casos de bloqueio, a dica é comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal e falar com um atendente. A ideia é perguntar ao funcionário do banco qual seria a melhor maneira de resolver o seu problema específico.

FGTS

Pouco mais de 3,6 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento dos valores do FGTS extraordinário liberado nesta quarta-feira (18) pelo Governo Federal. Neste lote, a estimativa é de depósito de mais de R$ 2,6 bilhões.

Segundo informações do poder executivo, pouco mais de 18,1 milhões de brasileiros já receberam o direito de movimentar o dinheiro do Fundo de Garantia Extraordinário. São cidadãos que nasceram entre os meses de janeiro e maio.

A expectativa é que os usuários que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro recebam o benefício ainda neste mês de maio. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do FGTS extraordinário.

Reprodução: Caixa Econômica Federal
Reprodução: Caixa Econômica Federal
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.