FGTS: Saque extraordinário de até R$1 mil tem novo lote nesta quarta (01/06)

Calendário oficial do FGTS extraordinário aponta que o Governo Federal deverá realizar uma nova liberação nesta quarta-feira (1)

Amanhã o Governo Federal deverá liberar mais uma rodada extraordinária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo informações oficiais, nesta quarta-feira (1), será a vez dos trabalhadores formais que nasceram no mês de outubro. O dinheiro será depositado no aplicativo do Caixa Tem desde as primeiras horas da manhã.

Até o momento, os nascidos entre janeiro e setembro receberam os valores em suas respectivas contas. Agora, a expectativa é pela liberação de mais um lote nesta semana.

Os trabalhadores que nasceram no mês de outubro não precisam sair de casa para saber se poderão receber algum saldo nesta quarta (1). A Caixa Econômica Federal explica que qualquer pessoa pode realizar a consulta aos saldos do benefício através do app do próprio FGTS, que já está disponível para download em celulares Android e iOS.

Na maioria dos casos, não é necessário realizar uma solicitação do saldo. De acordo com a Caixa Econômica, a maioria dos trabalhadores recebem o dinheiro de forma automática no app do Caixa Tem. De qualquer forma, existem casos específicos em que é preciso realizar o pedido. Nesse sentido, o cidadão pode solicitar o envio no próprio aplicativo do FGTS.

A Caixa explica que existem casos em que algumas pessoas negaram o recebimento do FGTS extraordinário em anos anteriores. Para estes indivíduos, é provável que o montante não seja depositado automaticamente. Portanto, será preciso realizar uma nova solicitação para que o Governo deposite o valor em suas contas.

A expectativa do Governo Federal é de que aproximadamente 41 milhões de brasileiros tenham direito ao recebimento do FGTS extraordinário. Dessas, pouco mais de 30 milhões já movimentaram o dinheiro. É o caso dos cidadãos que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Não quero receber. O que posso fazer?

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, nenhum cidadão é obrigado a receber o saldo do FGTS extraordinário. Caso ele não queira usar o dinheiro agora, poderá informar a decisão através do app do FGTS.

Aliás, outra opção é simplesmente não mexer na quantia do depósito no Caixa Tem. Caso o cidadão não movimente o saldo até o próximo dia 15 de dezembro, o dinheiro voltará para a conta do Fundo de Garantia automaticamente.

O Governo Federal explica que não há qualquer tipo de prejuízo para o cidadão que decide não movimentar a quantia do benefício. O saldo volta para o Fundo de Garantia para que ele possa movimentar o dinheiro em outra oportunidade.

Calendário oficial de pagamentos do FGTS

Em conclusão, veja os pagamentos de junho:

  • 1º de junho: os nascidos em outubro recebem
  • 08 de junho: aniversariantes de novembro
  • 15 de junho: nascidos em dezembro

Canais de atendimento

Primeiramente, em caso de dúvidas o trabalhador terá os seguintes canais de atendimento:

Aplicativo do FGTS e agências da Caixa Econômica Federal:

  • Consultar o valor a ser creditado;
  • Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
  • Informar que não quer receber o crédito do valor;
  • Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
  • Por fim, alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.

Site fgts.caixa.gov.br:

  • Primeiramente, realizar a consulta se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
  • Por fim, consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.