FGTS: Saque extraordinário de até R$1 mil deve chegar ao fim em junho

Dados do calendário oficial de liberações mostram que os pagamentos extraordinários do FGTS chegam ao fim no próximo mês de junho

O mês de junho está chegando e com ele também estão se aproximando as últimas liberações extraordinárias do Fundo de Garantia por Tempo De Serviço (FGTS). Conforme informações oficiais, restam apenas mais três repasses para que o processo seja concluído. Dessa forma, trabalhadores que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro fazem parte dos próximos grupos.

Sendo assim, na próxima quarta-feira (1), por exemplo, será a vez dos trabalhadores que nasceram no mês de outubro. De acordo com informações oficiais, eles podem movimentar o dinheiro através do sistema do Caixa Tem. Entre as funcionalidades do app, há a opção de transferir o saldo para outro banco de preferência do trabalhador. Além disso, ainda é possível pagar boletos e até fazer compras.

Veja o calendário

  • Trabalhadores nascidos no mês de outubro- Quarta-feira (1);
  •  Para trabalhadores nascidos no mês de novembro- Quarta-feira (8);
  • Por fim, trabalhadores nascidos no mês de dezembro- Quarta-feira (15).

Note que nesta reta final, o Governo Federal não fará mais dois pagamentos por semana, como vinha acontecendo até aqui. De todo modo, a expectativa é de que os repasses aconteçam uma vez a cada sete dias. Ao todo, estima-se que mais de 40 milhões de trabalhadores de todo o país tenham direito ao recebimento do saldo extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, pouco mais de 31,7 milhões de brasileiros já receberam o dinheiro do saldo do FGTS extraordinário. São cidadãos que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. O benefício já está na conta dos usuários desde as suas respectivas datas de pagamento.

Independente da data da liberação, o fato é que qualquer trabalhador pode consultar o saldo disponível em seu nome, sem precisar sair de casa. Basta abrir o site oficial do FGTS, ou o site de mesmo nome e inserir os seus dados pessoais. Caso ainda não tenha um login, será possível realizar uma inscrição desde o início pelo próprio sistema.

Não quero movimentar agora

Segundo as informações do Governo Federal, ninguém é obrigado a movimentar o dinheiro do FGTS extraordinário no momento em que ele é depositado na conta do Caixa Tem. Todo cidadão tem até o dia 15 de dezembro para realizar as movimentações.

Caso o cidadão não movimente o saldo até esta data, o Governo entenderá que ele não quer usar o seu dinheiro neste momento. Nesse sentido, o montante volta para o Fundo de Garantia do Trabalhador para ser usado em uma outra oportunidade.

O cidadão que não pretende usar o dinheiro nem agora e nem em nenhum momento deste ano, poderá também informar a decisão para o Governo Federal. Também não é necessário sair de casa. Basta usar o app do próprio FGTS.

Meu FGTS não foi depositado

Se a data da liberação do seu FGTS chegar e mesmo assim, não ocorrer o depósito do dinheiro em sua conta, o cidadão pode realizar a solicitação de maneira online através do aplicativo, sem precisar sair de casa.

A Caixa Econômica Federal explica que geralmente não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação, isto é, a maioria dos trabalhadores que possuem algum saldo, ganham o depósito de forma automática, sem qualquer necessidade de pedido.

De qualquer forma, existem situações específicas de cidadãos que precisam fazer a solicitação através dos meios digitais. Nestes casos, o cidadão não terá qualquer prejuízo. Logo depois do pedido no app, acontece o depósito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.