FGTS: Saiba mais sobre o golpe envolvendo o Saque-Aniversário

Nos últimos tempos o governo federal vem se dedicando na liberação de recursos vinculados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com o intuito de movimentar a economia brasileira. Desse modo, algumas modalidades de saque foram liberadas como o Saque Extraordinário e o Saque-Aniversário do FGTS.  

Atualmente, o Saque-Aniversário permite que os trabalhadores realizem saques anuais que podem variar entre 5% a 20% do valor disponível no Fundo de Garantia. Apesar da possibilidade de sacar esses recursos ser vantajosa para alguns cidadãos, muitos criminosos têm se aproveitado da modalidade para aplicar golpes. 

Saiba mais sobre o golpe envolvendo o Saque-Aniversário

O golpe envolvendo o Saque-Aniversário do FGTS é bastante semelhante ao aplicado por criminosos no Saque Extraordinário. O que ocorre, na maioria das vezes, é que as vítimas só acabam descobrindo que tiveram o dinheiro furtado ao tentar realizar o saque e perceberem que os recursos já não estão mais disponíveis. 

Geralmente os trabalhadores acabam descobrindo que os valores foram transferidos para uma conta desconhecida e todas as informações estão atreladas a um endereço de e-mail estranho. Nesses casos, a Caixa Econômica Federal recomenda que as vítimas solicitem uma contestação diretamente em uma agência da instituição. 

Além da solicitação de contestação em uma agência da Caixa, as vítimas devem registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) que pode ser feito online ou em uma delegacia. Por fim, assim que o trabalhador registrar o B.O, é necessário levar o documento até uma agência da Caixa para que o crime seja investigado.  

Apesar da situação causar muita preocupação nas vítimas, é importante informar que nos casos onde a contestação é considerada procedente, o dinheiro é restituído à conta do FGTS do trabalhador. Para garantir a segurança dos clientes, nesses casos todas as informações acabam sendo atualizadas no sistema da Caixa, de forma que é necessário inserir um novo endereço de e-mail e telefone. 

A modalidade de saque do FGTS

A modalidade de Saque-Aniversário do FGTS é uma alternativa que permite aos trabalhadores o saque de parte do saldo do Fundo de Garantia, no mês em que fazem aniversário. É importante informar que, para isso, os cidadãos precisam fazer uma solicitação por meio do site, aplicativo ou Internet Banking da Caixa.

Para aderir a essa modalidade de saque do FGTS é preciso cumprir alguns requisitos como: ser maior de 18 anos ou emancipado, estar em adimplência com a Caixa e não possuir restrições no CPF.

Além dos critérios citados acima, para aderir ao Saque-Aniversário é importante que os cidadãos possuam saldo suficiente para isso, respeitando o valor mínimo de R$ 2 mil para a contratação. No Internet Banking ou App CAIXA é possível fazer uma simulação de contratação. 

Como já dito anteriormente, apesar da modalidade ser vantajosa para alguns trabalhadores, a quantidade de golpes envolvendo o FGTS vem aumentando a cada dia. Sendo assim, é importante ter cuidado ao fornecer informações pessoais e bancárias na internet, além de ter atenção e utilizar somente os canais oficiais da Caixa para buscar informações sobre o Saque-Aniversário. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.