FGTS: Perdi a data do meu pagamento de R$1 mil, ainda posso sacar?

Segundo informações do Governo Federal, pagamentos extraordinários do FGTS devem seguir até o próximo mês de junho

Neste mês de maio, o Governo Federal segue com o pagamento extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a Caixa Econômica Federal, os repasses acontecem de forma escalonada, sempre obedecendo aos critérios de data de nascimento dos usuários que podem pegar o saldo.

Quem nasceu em junho, por exemplo, teve a oportunidade de movimentar o saldo ainda na última quarta-feira (18). Quem faz aniversário em julho deve receber neste sábado (21). Todavia, o que acontece com as pessoas dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho que ainda não realizaram a solicitação?

Veja também: PIS/Pasep: mais de 485 mil trabalhadores têm abono para sacar

Segundo informações do Ministério da Cidadania, não é preciso se preocupar. Na maioria dos casos, os depósitos são feitos automaticamente, ou seja, o cidadão não precisa realizar nenhuma solicitação. Portanto, basta abrir o app oficial do Caixa Tem e verificar se o dinheiro já está na sua conta pronto para ser movimentado.

Entretanto, existem situações específicas em que a solicitação se faz necessária. Nestes casos, é preciso abrir o app do FGTS e seguir o passo a passo indicado na aplicação. Segundo a Caixa Econômica Federal, mesmo que a sua data já tenha passado, a solicitação ainda pode ser realizada normalmente.

Uma pessoa que nasceu em janeiro, por exemplo, e que não tenha recebido nada ainda, pode entrar no app do FGTS e verificar se há algum saldo em seu nome. Caso haja e mesmo assim o dinheiro não tenha sido depositado, é preciso realizar a solicitação. O Governo concede a quantia exatamente na próxima data de liberação.

Novo saque do FGTS neste sábado

Como dito, o Governo Federal prepara mais uma liberação de saque do FGTS para este sábado (21). Na ocasião, os usuários que nasceram no mês de julho poderão receber o dinheiro do saldo em suas contas do Caixa Tem.

CNH Grátis: Últimos dias de inscrições para 5 mil vagas; saiba como se inscrever

Caso o cidadão não tenha uma conta poupança digital, também não há motivos para preocupação. Segundo as informações oficiais, o próprio Governo Federal cria um perfil do zero para o cidadão de forma totalmente gratuita.

As liberações do FGTS de até R$ 1 mil começaram ainda no último dia 20 de abril e devem seguir oficialmente até 15 de junho. Estima-se que mais de 31 milhões de brasileiros tenham direito ao saldo neste momento.

Mudanças no FGTS

Recentemente, o jornal Folha de São Paulo teve acesso a uma série de minutas de Medidas Provisórias (MPs) do Governo Federal. Os documentos revelaram que o Planalto chegou a estudar a possibilidade de diminuir os ganhos dos trabalhadores com o FGTS.

Logo depois da repercussão da matéria, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que as minutas de fato existem, mas negou que o projeto sairá do papel. Ele explicou que o tema chegou a ser discutido, mas que não será posto em prática.

Na oportunidade, Guedes disse ainda que o vazamento das minutas para a mídia neste momento, teria o objetivo de “desgastá-lo em pleno ano eleitoral”. O Ministro ainda afirmou que o Governo procura outras maneiras para diminuir os chamados encargos trabalhistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.