FGTS 2022: Saiba como saber se o benefício está sendo depositado - Notícias Concursos

FGTS 2022: Saiba como saber se o benefício está sendo depositado

O empregador deve depositar mensalmente uma quantia equivalente a 8% do salário do funcionário em sua conta no fundo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança criada para o trabalhador assim que inicia o contrato laboral. O empregador deve depositar mensalmente uma quantia equivalente a 8% do salário do funcionário em sua conta no fundo.

Veja também: Lucro do FGTS: Novos pagamentos devem ser realizados em 2022; veja quando

Neste contexto, a ação deve ser realizada até que haja a rescisão do contrato de trabalho. Os recursos ajuntados no decorrer do período de vigência será o saldo do FGTS do trabalhador, que fica rendendo todo o dia 10 de cada mês por atualização monetária e juros de 3% a.a.

Normalmente, a empresa deve depositar o dinheiro correspondente até o sétimo dia do mês subsequente ao de competência. Caso o dia sete caia em algum feriado ou no fim de semana, o empregador deve conceder o crédito no dia útil anterior à data respectiva.

Todavia, caso o depósito não ocorra, o trabalhador poderá verificar com o RH da empresa, ou ainda, procurar uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que irá iniciar uma fiscalização por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. ?

Como verificar se os depósitos estão sendo realizados?

O trabalhador pode ter acesso às informações dos depósitos por meio de SMS, extrato do FGTS, ou carta de confirmação enviada ao endereço cadastrado a cada dois meses. Além desses meios, é possível consultar presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo 0800 726 01 01.

Saque do FGTS

Para conseguir sacar o FGTS, o trabalhador precisa, ao menos, corresponder uma das seguintes condições:

  • Rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, sem justa causa;
  • Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3.7.1990.

Na ocasião, ainda será necessário apresentar a documentação exigida para ter acesso aos recursos, como:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP;
  • Além desses, também podem ser exigidos documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS.

Ao conceder todos os documentos necessários, os valores serão creditados em conta bancária na CAIXA ou em outro banco brasileiro que seja de titularidade do trabalhador. Caso o cidadão não tenha conta nacional, é possível indicar a conta de terceiros.

Por fim, os recursos estarão disponíveis em até 15 dias úteis após a entrega da documentação, condicionada à certificação de que as condições exigidas para movimentação da conta vinculada FGTS foram atendidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?