FGTS 2022: é possível pagar até 12 parcelas atrasadas do seu financiamento imobiliário

É possível usar o saldo do FGTS para pagar até 12 parcelas atrasadas do seu financiamento imobiliário. Saiba mais detalhes!

Conforme divulgação oficial do Governo Federal, os trabalhadores podem usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar até 12 parcelas atrasadas do seu financiamento imobiliário.

FGTS 2022: é possível pagar até 12 parcelas atrasadas do seu financiamento imobiliário

De acordo com a divulgação oficial, a medida foi aprovada pelo Conselho Curador do Fundo e vale até 31 de dezembro de 2022.

Você pode quitar até 12 mensalidades do seu financiamento

Conforme a divulgação oficial realizada no início deste mês, os brasileiros que estão com as prestações do financiamento imobiliário atrasadas já podem quitar até 12 parcelas vencidas usando os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

A medida é válida até o final deste ano 

A medida foi aprovada pelo Conselho Curador e vale até 31 de dezembro deste ano. Depois desse período, o trabalhador volta a usar os recursos do fundo para quitar até três prestações em atraso, explica a plataforma oficial do Governo.

A quitação das parcelas atrasadas é uma medida excepcional por conta da pandemia

De acordo com o site oficial, a ampliação do número de parcela de forma excepcional foi feita para amenizar os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus no orçamento doméstico da população.

Dados oficiais do Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif)

Conforme os dados apresentados ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), cinco milhões de mutuários têm atualmente contratos de financiamentos imobiliários. Desse total, 80 mil estão em situação de inadimplência grave, com mais de três prestações em atraso, informa o Governo Federal.

É possível abater até 80% do valor devido de cada prestação

De acordo com as informações oficiais, para abater as parcelas em atraso, o mutuário precisa procurar a instituição bancária onde fez o financiamento e solicitar a utilização do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater até 80% de cada prestação, até o limite de 12 prestações em atraso.

Critérios de enquadramento

Para isso é preciso seguir alguns critérios. De acordo com a divulgação oficial, o trabalhador precisa ter três anos de trabalho sob o regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ininterruptos ou não.

Não pode haver outro financiamento ativo 

Não é necessário estar com contrato de trabalho ativo. Além disso, o mutuário não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência. O interessado também não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

As informações oficiais destacam que o valor de avaliação do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão. Segundo o Governo Federal, cerca de 40 mil famílias devem ser beneficiadas, podendo utilizar recursos depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para colocar suas prestações em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.