Veja como fazer dinâmicas de grupo motivacionais

Quer aprender a como fazer dinâmicas de grupo motivacionais e assim unir ainda mais o seu time de colaboradores? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para você.

Separamos algumas dinâmicas super simples que podem ser colocadas em prática sem a necessidade de grandes trabalhos ou materiais.

Na realidade, o nosso foco, neste conteúdo, é oferecer a você dinâmicas que sejam feitas por grupos, mas que foquem muito em quem cada um é dentro da corporação.

Acompanhe o material e invista nessas possibilidades!

Como fazer dinâmicas de grupo motivacionais? Veja algumas ideias!

Trouxemos 4 ideias que nem necessitam de muitos materiais (no máximo caneta e papel) para que você comece a implementar as dinâmicas de uma forma mais leve e natural no ambiente de trabalho.

Afinal, especialmente se a sua empresa não tem o costume de fazer dinâmicas de grupo motivacionais, os colaboradores podem ficar um pouco retraídos no começo.

Por isso, começar aos poucos e com estratégias que foquem no autoconhecimento e na autoanálise é interessante para construir essa cultura na corporação.

Dito isso, vamos às ideias que trouxemos:

1. Quem sou eu?

Essa dinâmica ajuda o colaborador a fazer a sua autoanálise. Por meio dela ele poderá responder a uma série de questionamentos que são apresentados pelo gestor.

Vale ressaltar que as perguntas podem ser respondidas no papel. Ou seja, não precisam ser anunciadas em voz alta, a não ser que você ache válido fazer isso.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:

  • Quem sou eu?
  • Qual o meu propósito na empresa?
  • Quais são os meus objetivos profissionais?
  • Quais habilidades profissionais desejo desenvolver este ano?

2. Carta para o seu “eu” do futuro

A carta para quem eu serei no futuro é muito motivadora. Isso porque o indivíduo poderá colocar no papel tudo o que ele almeja no que tange ao seu crescimento profissional. Como consequência, lá na frente, poderá acessar a carta e analisar até que ponto conseguiu cumprir as demandas ou não.

O tempo de intervalo entre a escrita da carta e a abertura da cápsula do tempo pode ser decidida em grupo. Pode ser um trimestre, semestre, ano, etc.

3. Eu queria… Quero

Sentados em círculo, o grupo deve fechar os olhos e, um por um, dizer o que queriam atingir no ambiente de trabalho. Depois disso, o gestor pede para que todos abram os olhos e respirem fundo.

Em seguida, solicita-se que fechem os olhos novamente e mais uma vez falem sobre o que desejam, mas usando o verbo querer na conjugação “quero”, de “eu quero”.

Assim, o gestor pode apresentar o poder das palavras e fazer com que todos se ouçam, motivando uns aos outros.

4. A sua qualidade

Fazer dinâmicas de grupo motivacionais que foquem na qualidade dos colaboradores é uma boa ideia. E esse jogo é interessante nesse sentido.

Você pode pedir para que todos se sentem em círculo. Você ficará caminhando no centro e comandará a música tocando. Em determinado momento, você pausa a música e toca no colaborador mais próximo de você.

Assim que você encostar no colaborador, deverá dizer uma qualidade dele. Ele se levantará e você o segurará pela mão. A música volta a tocar e você vai caminhando, dentro do círculo, de mão dada com o colaborador.

Ao pausar a música, ele deverá encostar no colaborador mais próximo dele e falar uma qualidade da pessoa. E assim o jogo segue até que todos dêem as mãos e ouçam as qualidades uns dos outros.

 

Simples fazer dinâmicas de grupo motivacionais, não é mesmo? Comece com essas possibilidades e veja os resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.