O que significa favorecer a autoexpressão?

Entender o que significa favorecer a autoexpressão pode lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais consciente dos próprios sentimentos e das suas próprias emoções.

Isso porque essa prática é capaz de elevar a nossa qualidade de vida e até mesmo cultivar a nossa saúde mental. Para isso, convidamos você para seguir este conteúdo até o fim. Vamos lá?

O que significa favorecer a autoexpressão?

Favorecer a autoexpressão é, justamente, favorecer a sua maneira de se expressar. É permitir que as suas emoções venham à tona, em forma de palavras ou gestos, que sejam equilibrados e adequados para o momento.

Ou seja, é aprender a perceber as emoções e expressá-las de maneira saudável, sem ser impulsivo, mas sim, conseguindo pôr em palavras o que é sentido.

Embora pareça um conceito simples, o fato é que não é tão fácil colocá-lo em prática. Conseguir perceber o que se sente em nosso interior e transformar isso em palavras calmas, tranquilas e realistas é muito difícil.

E essa dificuldade pode ser ainda maior quando não conseguimos controlar as nossas atitudes enquanto estamos muito afetados com algo. Normalmente, quando isso acontece, colocamos em prática ações que não nos agradam mais tarde, causando o arrependimento.

Assim, podemos dizer que a autoexpressão perpassa por alguns pontos:

  1. Reconhecimento da emoção sentida.
  2. Racionalização dessa emoção, entendendo-a e sabendo equilibrá-la dentro de si.
  3. Exteriorização da emoção sentida por meio das palavras e do gestos. Estes últimos devem acontecer de forma saudável, sem impulsividade e dentro de uma atitude equilibrada.

Dessa maneira, quando pensamos no que significa favorecer a autoexpressão estamos pensando em conseguir falar o que está em nosso interior, nos fazendo entender para que, a partir disso, possamos construir relações mais saudáveis.

Afinal, a comunicação nos conecta e, por isso, devemos saber usá-la adequadamente nas mais diversas situações.

Por que a autoexpressão é importante?

É através da nossa autoexpressão que podemos contar para o mundo o que está em nosso coração e em nossos pensamentos. Quando não conseguimos nos expressar, adequadamente, podemos sofrer com ruídos da comunicação e até mesmo com o acúmulo de emoções não elaboradas.

Saber falar o que se pensa, o que se sente e o que se deseja faz toda a diferença na vida de um sujeito. A nível de exemplo, imagine um episódio onde você se machucou porque alguém magoou você. É bem provável que você tenha expressado a sua insatisfação, certo?

Agora, imagine não conseguir expressar essa insatisfação, a ponto de apenas “aceitar” o que aconteceu e seguir com aquela dor silenciada dentro de você. Nesse cenário, é possível que a dor vá crescendo a cada dia, até que seja viável colocá-la em palavras.

Por isso, e por tantos outros motivos relacionados aos relacionamentos e à comunicação, que favorecer a autoexpressão se faz necessário e, atualmente, emergente. 

Como estão as suas emoções? Você realmente demonstra que ama? Demonstra incômodo? Sabe solicitar algo? Sabe se comunicar? Pense sobre isso e comece a exercitar essa importante habilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.