Fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego

Diversos fatores impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Confira pontos relevantes para o candidato!

Obter sucesso na entrevista de emprego é fundamental para alcançar seus objetivos profissionais. Sendo assim, na condição de candidato, é importante que se atente a alguns pontos.

Fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego

São muitos fatores que impactam no resultado obtido por um candidato durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, é relevante demonstrar o seu potencial de forma direta ou indireta durante o processo seletivo através de alguns pontos específicos. 

A linguagem corporal do candidato 

Um ponto muito importante é a composição da linguagem corporal do candidato. No entanto, essa linguagem é composta de muitos fatores. Veja alguns pontos:

  • É importante que evite cruzar braços e pernas;
  • Não gesticule excessivamente;
  • Não deixe objetos em seu colo, em posição de defesa;
  • Evite interromper o entrevistador, bem como, os demais candidatos em uma entrevista de grupo.
  • Responda às perguntas feitas de modo direcionado;
  • Atente-se à construção de sua narrativa.

A cultura da empresa 

É relevante conhecer a cultura da empresa para a qual você irá fazer a entrevista de emprego, já que esse conhecimento é um ponto de apoio. Sendo assim, visite o site da organização e conheça a sua trajetória, missão, visão e valores.

Além disso, a cultura da empresa é uma orientação intangível quanto a sua vestimenta. Pois se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, você poderá se vestir de maneira casual. Por outro lado, uma empresa tradicional requer uma postura formal em sua totalidade.

É importante que o candidato tenha foco na questão perguntada

Além disso, é importante que o candidato tenha foco na questão perguntada pelo entrevistador, independentemente da maneira como os demais candidatos respondem a questão em uma entrevista coletiva. Entretanto, para uma entrevista de emprego online é importante que você se atente a iluminação do ambiente, bem como, ao barulho do ambiente externo. 

Por isso, pode ser útil que você faça uso de um fone de ouvido com microfone, bem como, esteja em um ambiente iluminado e use um suporte para segurar o seu celular, por exemplo. 

Pequenos pontos de atenção que podem fazer a diferença numa entrevista de emprego

Ou seja, são pequenos pontos de atenção que podem fazer a diferença numa entrevista de emprego,  independentemente da maneira como ela será realizada. 

Por isso, é primordial que adapte essas dicas e se direcione objetivamente. Dessa forma, irá direcionar a sua carreira de maneira construtiva, agregando à empresa e adquirindo conhecimentos diversos, numa troca resolutiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.