Falta de paciência na vida pessoal e profissional: Como lidar com isso?

falta de paciência na vida pode surgir em decorrência de uma série de fatores. Inclusive, pode se tratar de apenas um período específico, e que não deve causar maiores preocupações.

No entanto, quando a irritabilidade e o estresse se tornam recorrentes, o ideal é buscar ajuda profissional para dar mais atenção ao caso. Além disso, mudanças comportamentais também podem ser bastante efetivas.

Neste texto, discutimos sobre esse assunto. Acompanhe e saiba mais.

Como lidar com a falta de paciência na vida?

Para lidar com a falta de paciência na vida é preciso entender o estopim por trás dela. Claro que essa irritabilidade tende a ser multifatorial, mas o que queremos dizer é que você deve tentar, na medida do possível, encontrar a raiz da questão.

Por que você tem se sentido à flor da pele? Como está a sua vida pessoal, amorosa, profissional, etc.? Será que há alguma questão nessas áreas que tem roubado a sua paciência? Pense sobre isso.

Em seguida, considere as sugestões abaixo:

1. Saiba reconhecer o que “rouba” a sua paciência e prepare-se para esses gatilhos

Se você costuma perder a paciência facilmente quando um colega se atrasa para a reunião, esteja ciente disso e prepare-se. Você deve pensar que ele irá se atrasar, ou que pode se atrasar, mas que você está fazendo a sua parte. Cumpra o seu horário na reunião e cuide do que você deve fazer – e não do que ele tem feito.

2. Assuma o controle apenas do que você pode assumir

Seguindo o que apontamos acima, coloque algo em sua mente: você só pode assumir o controle daquilo que está ao seu alcance. Por exemplo, como mencionamos do colega que atrasa, você não pode querer mudar ele. Deve focar em relaxar e cuidar da sua mente quando isso acontecer, e não perder as suas energias “brigando” pela mudança alheia.

3. Coloque as suas angústias, estresses e irritações em palavras

Escrever ou falar sobre o que está lhe deixando com falta de paciência na vida é uma boa estratégia. Às vezes, nosso cérebro não dá conta de processar a quantidade de pensamentos que vamos tendo, e isso provoca efeitos no curto e médio prazo, apresentando muito estresse e irritabilidade.

Porém, quando escrevemos ou falamos o que sentimos, passamos a enxergar com muito mais clareza, construindo assim uma visão mais racional sobre a situação – e diminuindo o estresse.

4. Divida as demandas em etapas, focando no aqui e agora

Divida as suas tarefas em etapas e tente sempre trazer a sua visão para o aqui e agora. Procure se policiar para não ficar pensando no próximo passo, mas sim, esteja atento ao que deve ser feito por primeiro, fazendo-o com calma e sem pressa.

5. Construa uma rotina com hábitos saudáveis

A sua rotina também pode evitar a falta de paciência na vida. Por isso, tenha o hábito de dormir adequadamente, comer bem, hidratar-se e exercitar-se. Tudo isso gera saúde, bem-estar, autoestima, motivação e mais tranquilidade.

6. Busque ajuda profissional

Por fim, se a falta de paciência na vida for muito recorrente, considere buscar ajuda profissional. Dessa forma você poderá ter um olhar mais clínico sobre a situação, viabilizando um desenvolvimento mais saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.