Faculdade a distância ou presencial? O que é melhor?

Saber escolher entre a faculdade a distância ou presencial não é a tarefa mais simples do mundo, a gente sabe. Isso porque essa decisão leva em conta uma série de fatores importantes, que precisam ser postos na ponta do lápis para que o resultado seja o melhor possível.

Por conta disso, trouxemos algumas reflexões e ideias que podem servir de suporte na hora de você verificar o que é melhor para o seu perfil. Continue lendo e saiba mais.

O que é melhor: faculdade a distância ou presencial?

Não existe uma opção que seja verdadeiramente melhor ou pior, pois o que deve ser considerado é o seu perfil, seus objetivos e os prós e contras de cada modalidade. Quem decidirá o que pode ser melhor é você mesmo, ok? Nosso propósito, com este conteúdo, é apenas oferecer uma “luz” para que você possa analisar o assunto e assim tomar a sua decisão.

Dito isso, vamos às considerações:

1. Flexibilidade para estudar

Sem dúvidas, a flexibilidade para estudar deve ser levada em conta. Se você busca por uma modalidade de ensino que permita que você estude de qualquer lugar, e no momento que for mais conveniente, obviamente o estudo a distância tende a ser mais interessante. Em contrapartida, se você não se importa de ter um horário fixo, de segunda a sexta, para ir até à faculdade estudar, então o estudo presencial pode ser uma boa pedida.

Analise quais das duas modalidades podem se encaixar melhor na sua rotina e estilo de vida, e pense sobre o que pode ser interessante.

2. Interação com os colegas de turma

A interação com os colegas de turma também pode entrar na lista do que deve ser analisado. Se você prefere ter um contato presencial frequente com os seus colegas, para trocar ideia, conversar e tirar dúvidas, obviamente a faculdade presencial tende a ser melhor. Porém, se você não se importa de interagir apenas no campo online, então a faculdade a distância será bem-vinda.

Lembre-se de que no segundo caso, a interação deve partir de você de uma forma mais ativa. Considere marcar chamadas com os amigos para pensar sobre as atividades, discutir sobre os conteúdos, e assim por diante.

3. Interação com o tutor

A interação com o tutor também é um ponto a se pensar. Se você procura uma possibilidade de ter um contato mais frequente com o professor, a faculdade presencial é pertinente. Se você não se importa de conversar por e-mail ou vídeo chamada agendada, então a faculdade online também é bem-vinda.

4. Otimização de tempo

Sem dúvidas, a faculdade online pode ajudar na hora de otimizar o seu tempo. Isso porque você não precisará investir tempo no deslocamento até o campus, por exemplo. No entanto, se você trabalha ao lado da faculdade, esse tempo não será um problema, certo? Avalie o que pode ser mais otimizado para você na hora de escolher entre faculdade a distância ou presencial.

5. Gastos e investimentos

Os gastos e investimentos também podem ser um fator chave na sua decisão. Se você quer economizar, acredite, a faculdade online pode proporcionar isso. Já a faculdade presencial pode elevar gastos com alimentação e deslocamento, além de que as mensalidades tendem a ser mais elevadas. Pense nisso e escolha o que for melhor para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.