EAD realmente vale a pena?

Será que o EAD realmente vale a pena? Quais são as vantagens por trás dessa modalidade de ensino? Neste conteúdo, apresentamos algumas respostas para essas perguntas, visando lhe ajudar a tomar a sua decisão.

Para isso, listamos alguns benefícios que o EAD pode proporcionar aos estudantes. Cabe a você colocar os prós e contras na balança para analisar o que pode fazer sentido para o seu perfil de estudante. Confira!

EAD realmente vale a pena? Conheça as vantagens

O EAD realmente vale a pena para algumas pessoas, mas não necessariamente será a melhor opção para todos. Cada pessoa pode ter determinados resultados com o ensino a distância, e por isso o autoconhecimento pode ser um forte aliado nesse processo. Você deverá conhecer as suas habilidades e dificuldades para analisar se realmente o EAD é adequado para você.

Além disso, analisar os possíveis pontos positivos também pode ser um caminho bastante relevante. Veja:

1. Redução de custos com educação

A redução de custos com educação é um dos prós do EAD. Isso porque uma graduação a distância tende a ter mensalidades mais baixas do que a do ensino presencial. Afinal, no ensino presencial a instituição tem gastos com equipamentos, sala de aula, presença do professor em sala, e assim por diante.

Além disso, o fato de não haver a necessidade de se deslocar até à instituição também diminui os custos. Isso porque você não terá gasto com transporte ou refeição fora de casa.

2. Flexibilidade para encaixar na rotina

A flexibilidade para encaixar os estudos na rotina é outro ponto que costuma fortificar a ideia de que o EAD realmente vale a pena. Você não precisará se preocupar com a agenda da turma na hora de estudar o seu livro ou fazer as autoatividades, afinal, você terá o seu tempo para se dedicar como for melhor para você.

3. Otimização do tempo

A otimização do tempo também é uma peça-chave na vida de qualquer pessoa. No caso do EAD, você otimiza o tempo de deslocamento e permanência na instituição, estando em casa, no conforto do seu lar, e estudando de acordo com o seu ritmo.

4. Desenvolve a autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade pode ser desenvolvida a partir do momento em que nos propomos estudar EAD. Isso porque teremos que colocar a mão na massa, fazer a nossa gestão de tempo e organizar nossas atividades diárias. Afinal, se nós não fizermos tudo isso, ninguém fará por nós, concorda?

É claro que na faculdade presencial nós também temos muitas responsabilidades… Porém, o que queremos dizer é que em casa você não terá um professor alertando o tempo todo que você deve ler, estudar e fazer as atividades. Ou você se policia para manter tudo em dia, ou não.

5. Oferece um network com pessoas de diversos lugares

Por fim, o EAD realmente vale a pena se considerarmos o network que ele pode proporcionar. Afinal, você estará estudando com pessoas de todo o país, contatando outros profissionais e desenvolvendo conhecimentos valiosos e que valem a pena. Pense nisso e considere a possibilidade de incluir essa modalidade de ensino em sua rotina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.