Existe uma idade máxima para dirigir um carro? Confira!

Motoristas devem ficar atentos à sua saúde

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a idade mínima para dirigir em nosso país, é de 18 anos. Esse é o momento em que o jovem se torna maior de idade e, portanto, apto a conduzir um veículo. Todavia, o motorista mais experiente, tem dúvidas se existe uma idade máxima para conduzir um automóvel.

A princípio, ao trafegar nas grandes cidades, é possível observar motoristas em idade avançada em meio ao trânsito. Eles dirigem uma série de veículos  automotores como carros, caminhões, caminhonetes, motos e ônibus. Desse modo, não se sabe ao certo qual a idade onde o condutor será proibido de dirigir.

Desse modo, para tirar a dúvida, é preciso observar o que diz a legislação de trânsito. Espera-se que da mesma forma que existe uma idade mínima para dirigir, exista uma idade máxima. De fato, pessoas mais velhas, idosas, podem conduzir um veículo desde que apresente as condições de saúde físicas e psicológicas para tal.

Os idosos apresentam algumas dificuldades ao conduzir seus veículos, eles perdem a capacidade de concentração no trânsito, reagem a diversas situações de uma forma um pouco mais lenta que os condutores mais novos. Portanto, para que haja uma maior segurança no trânsito, eles são proibidos de guiar seus carros.

Dirigir com segurança

De acordo com a legislação vigente no Brasil, não há uma idade máxima para dirigir. Mesmo assim, os condutores devem se cuidar, preservar a sua saúde, para que não percam sua capacidade de conduzir um automóvel, principalmente aqueles em idade avançada. É precioso guiar o veículo com segurança.

Ademais, os motoristas idosos precisam buscar constantemente um acompanhamento médico para que tenha a certeza de que está apto a dirigir. É preciso certificar que ele possa conduzir um veículo, garantindo a sua segurança e a do trânsito, para o seu bem, e de todos os envolvidos.

Não há uma idade certa para deixar de dirigir. No entanto, o motorista deve passar, de tempos em tempos, por um processo para renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele deve fazer um teste de aptidão física e mental, que confirme a sua capacidade de conduzir um veículo nas estradas e rodovias.

Houve algumas mudanças recentemente na legislação do trânsito, inclusive o tempo necessário para renovar a CNH. Motoristas com mais de 50 anos devem renovar sua carteira a cada 10 anos. Condutores com uma idade entre 50 e 70 anos, precisam renovar o documento a cada 5 anos. Com mais de 70 anos a cada 3 anos.

Renovação da CNH

Para que o motorista continue a dirigir, ele deve ser aprovado nos exames de aptidão. É necessário passar pelo processo para poder renovar a sua CNH. Se o examinador observar que o condutor apresenta alguns sinais como saúde física e mental ele pode pedir para renovar a carteira em um período mais curto de tempo.

Em síntese, os motoristas idosos devem tomar certos cuidados ao dirigir, como dormir bem à noite, utilizar óculos, fazer exercícios físicos, de forma a garantir uma melhor saúde. Ele deve fazer exames médicos sempre que puder e caso sentir que não possui aptidão para conduzir um carro, precisa buscar um auxílio.

Dicas para dirigir com mais segurança

O motorista deve ficar atento a sua postura ao conduzir um veículo. Ela influencia diretamente em sua maneira de dirigir. A coluna deve ficar reta e os braços esticados. Além disso, os pneus devem estar bem calibrados, visto que dessa maneira, o controle do veículo fica muito mais fácil e seguro.

A princípio, durante o período da noite, o motorista deve redobrar a sua atenção ao dirigir um automóvel. Neste momento, há uma maior dificuldade para se ver a sinalização e os outros carros. Deve-se dar uma atenção às lanternas traseiras e dianteiras. É preciso ter uma boa distância entre os carros.

Nos dias de chuva é necessário ter um cuidado ainda maior ao dirigir um veículo. A pista fica mais escorregadia, o que pode causar inúmeros acidentes. O ideal é conduzir o carro abaixo do limite de velocidade. Deve-se evitar áreas alagadas, pois o carro pode ficar preso, parado no meio da pista.

Em conclusão, o motorista não pode utilizar seu aparelho celular quando for dirigir. Não se deve nunca enviar mensagens ao conduzir um veículo, pois é bastante perigoso. Deve-se observar que a multa para esta infração é muito alta, além de comprometer a segurança do trânsito. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.