Os benefícios da música para a saúde mental: DESCUBRA quais são!

Que existem benefícios da música para a saúde mental, isso você já deve saber. Porém, você conhece as principais vantagens de ter aquela playlist favorita tocando?

Pois bem! Neste texto, reunimos 5 benefícios que a música pode promover no nosso dia a dia. Confira e saiba mais!

Benefícios da música para a saúde mental

Os benefícios da música para a saúde mental podem ser sentidos por, praticamente, qualquer pessoa. No entanto, é claro que a música não é um remédio mágico, mas, com certeza, ela pode ajudar a controlar o estresse e aumentar o bem-estar em muitas ocasiões.

Contudo, é válido ressaltar que a música, usada como instrumento terapêutico, não substitui a psicoterapia, ok? Pois o acompanhamento psicológico pode ser muito importante em diversas situações.

Ainda assim, ouvir música, no cotidiano, pode ser bem interessante, uma vez que ela promove possíveis benefícios como:

1. Redução do estresse e da ansiedade

O estresse e a ansiedade, muitas vezes, fazem parte da rotina de grande parte das pessoas. Nessas situações, ouvir uma música relaxante, ou uma música que promova boas sensações, pode ajudar a mente a tirar o foco dos gatilhos de ansiedade e estresse. Consequentemente, a música pode causar um efeito de redução das sensações ruins, ao mesmo tempo em que promove sensações agradáveis.

2. Ajuda a focar no aqui e agora

O foco no presente contribui para um aumento da nossa qualidade de vida, pois ajuda a evitar pensamentos ancorados apenas no passado ou no futuro, por exemplo.

Dentro desse cenário, a música pode ajudar a aumentar esse tipo de foco, fazendo com que você se sinta mais conectado com o que está acontecendo neste momento de sua vida.

Experimente prestar atenção na música e nas sensações que ela provoca no seu corpo, e veja como isso pode ajudá-lo a se transportar para o presente.

3. Estimula a criatividade

A criatividade também pode ser estimulada à medida que se ouve música no dia a dia. Pois pare e pense: quantas vezes você se sentiu inspirado para fazer algo diferente e criativo após ouvir a sua música favorita?

Pois é! Por isso, se você quer estimular a mente para ter mais ideias e, assim, usufruir dos benefícios da música para a saúde mental, experimente colocar um som para tocar e viaje nas suas ideias criativas.

4. Auxilia na concentração

Dependendo do tipo de música que você estiver ouvindo, um dos benefícios para a saúde mental é o fato de ela auxiliar na concentração.

É o caso de você colocar uma música instrumental para tocar na hora de estudar para uma prova importante, por exemplo.

Perceba que a música ajuda a isolar os estímulos ambientais, aumentando o foco no que deve ser estudado.

5. Pode melhorar o humor

Sem dúvidas, uma boa música pode nos ajudar a melhorar o humor, concorda? Isso se deve ao fato de que alguns sons ajudam a ativar o sistema de recompensa do cérebro, proporcionando sensações agradáveis que melhoram a nossa forma de enxergar a rotina e a vida.

Por isso, se você estiver em um momento de ansiedade ou tristeza, experimente ouvir uma boa playlist, prestando atenção nas músicas, e veja como isso pode ajudá-lo a se sentir mais motivado, por exemplo.

Aproveite os benefícios da música para a saúde mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.