Exercícios de Mindfulness para praticar em casa

Existem alguns exercícios de Mindfulness para praticar em casa que são super simples e qualquer pessoa pode começar a testar. No início, pode parecer difícil manter a atenção plena, mas à medida que a prática é encaixada na sua rotina, você poderá perceber uma melhora por conta dos exercícios.

Para tanto, convidamos você para acompanhar esse conteúdo e saber mais sobre as possibilidades existentes!

4 exercícios de Mindfulness para praticar em casa

Os exercícios de Mindfulness para praticar em casa não são “mirabolantes” e nem cheios de ferramentas. Na realidade, na maior parte das vezes, a “ferramenta” necessária é o seu próprio corpo e os seus sentidos.

Assim, será possível trazer a atenção para uma espécie de “âncora” do presente. Veja dicas:

1. Mapeamento do corpo

O mapeamento do corpo é um dos exercícios de Mindfulness para praticar em casa que você pode fazer a qualquer momento. Pode ser feito em pé, sentado ou até mesmo deitado.

Consiste em “mapear” cada parte do seu corpo com a sua mente. Para exemplificar, pense nos seus dedos do pés e nas sensações que eles estão sentindo neste exato momento. Depois, faça isso com o pé, com a perna, barriga, e assim por diante, mapeando cada parte do corpo.

Você pode tocar essas áreas do corpo com as mãos, ou simplesmente prestar atenção no toque da roupa, por exemplo.

2. Foco em um dos cinco sentidos

Os nossos cinco sentidos nos ajudam a entender o ambiente no qual estamos inseridos. Se prestarmos mais atenção neles, estaremos mais conectados com o presente.

Portanto, um dos exercícios de Mindfulness para praticar em casa é justamente escolher um sentido e focar: pense no que você está ouvindo agora e preste atenção em cada som diferente. Vale os ruídos dos eletrodomésticos, os carros passando lá fora, etc.

Use essa técnica com todos os sentidos, intercalando de vez em quando o sentido escolhido, para assim estimular o foco no presente.

3. Foco na respiração

A respiração também nos ajuda a focar no aqui e agora. Você nem precisa mudar a sua maneira de respirar para ter esse efeito. Basta prestar atenção no ar entrando e saindo dos pulmões, e isso já ajudará o seu cérebro a focar mais no presente.

Obviamente, você também pode incluir práticas diferentes, como é o caso da respiração diafragmática.

4. Observação do ambiente ou de um objeto

Apesar de ser parecido com o item 2, resolvemos explorar este exercício porque ele é bastante especial. Especial porque nos ajuda a focar em coisas que nem sempre nos damos conta de que estão ali.

É o caso de você escolher observar uma xícara que está perto de você neste momento: Quais as cores? Textura? Peso? Cheiro? Tamanho? Formato? Observe cada traço desse objeto e veja como há informações e características que talvez você nunca tenha notado, mesmo que consuma café todos os dias na mesma xícara.

Isso vale para qualquer objeto ou cômodo da nossa casa. Observar os detalhes, desenhos, traços e singularidades nos ajuda a focar mais no presente. Experimente esse tipo de atividade e veja o quanto ela pode ser incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.