EXCELENTE NOTÍCIA para os brasileiros que pagam a conta de luz

Ideia é fazer com que o Pix se transforme em mais uma opção de pagamento. As demais formas seguem valendo normalmente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que todas as distribuidoras de energia precisam oferecer a opção de Pix como forma de pagamento da conta de luz. A decisão acaba de ser tomada, e determina que as companhias têm um prazo de 120 dias para inserir esta alteração em seus sistemas.

Vale lembrar que algumas destas empresas já oferecem esta opção de pagamento via Pix. Para este grupo nada muda e o sistema pode seguir o mesmo. Para aquelas que ainda não oferecem este serviço, há a opção de disponibilizar uma espécie de QR Code na conta de energia para facilitar a vida do consumidor.

A Aneel decidiu agir por entender que todos os consumidores do país precisam ser tratados de maneira igualitária. Assim, não faria sentido permitir que um cidadão no Pará, por exemplo, tenha direito de pagar sua conta no sistema de Pix, enquanto alguém no Paraná ainda não tivesse esse direito.

O sistema de Pix ainda é relativamente novo no Brasil, mas já é um dos sistemas mais usados pelos consumidores em todo o país. O procedimento foi criado pelo Banco Central (BC) e funciona normalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para transações simples, não é necessário fazer nenhum tipo de pagamento em taxa.

A mudança não atinge nenhum tipo de formato de pagamento já existente. Segundo as informações oficiais, o cidadão pode seguir pagando a sua conta de energia na lotérica, através do débito automático ou até mesmo através do sistema de Internet Banking. Todas estas opções seguem valendo normalmente.

Sistema de Pix é mais eficiente

Como dito, o consumidor seguirá podendo pagar a sua conta de luz da maneira como desejar. Contudo, o sistema de Pix pode ser uma boa opção para evitar problemas mais graves com a energia na sua casa.

Existem casos de cidadãos que pagam as suas contas, e este pagamento demora um certo tempo para ser registrado na companhia. Nestes casos, é possível que haja um corte da energia por demora na quitação da despesa.

Ao pagar a sua conta por Pix, o sistema da companhia vai reconhecer o seu pagamento assim que ele for feito através do seu celular. Assim, o consumidor naturalmente poderá correr menos riscos ao optar por este sistema.

Nova forma de pagamento

A Aneel justificou a sua decisão de exigir a implementação do Pix citando números que comprovariam a predileção de boa parte dos brasileiros por esta forma de pagamento.

“O PIX veio para modernizar o sistema de pagamento no Brasil. Hoje já é o mais usado. E o sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente, então cabe à Aneel vir regular e vir exigir que todas oportunizem ao consumidor essa ferramenta”, afirmou o relator do processo, Ricardo Tili.

“Do ponto de vista comportamental, o Pix humaniza os processos, na medida em que o corte de energia por falta de pagamento pode ser evitado diante da comprovação imediata de que a fatura foi paga via Pix. É uma regulamentação que me deixa satisfeito como consumidor e regulador, pois vai melhorar ainda mais a experiência do consumidor final”, disse Sandoval Feitosa, diretor geral da Aneel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.