Ex-funcionário da Vale vai receber indenização de R$ 200 mil

Dois anos depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, um trabalhador ganhou na Justiça um processo contra a empresa. De acordo com as informações do caso, a empresa vai ter que pagar uma quantia de R$ 200 mil por danos morais.

O empregado em questão é Ronaldo Aparecido dos Santos. Ele estava trabalhando na barragem no exato dia do rompimento da estrutura. Segundo ele, o incidente acabou fazendo com que o próprio presenciasse a morte de vários dos seus colegas de trabalho, além do seu irmão.

O próprio Ronaldo escapou da morte por pouco. Pelo menos é isso o que diz o processo em questão. Ainda de acordo com o documento da análise, esse trabalhador não chegou a sofrer nenhum dano físico permanente, mas ele desenvolveu transtornos psicológicos.

O estresse emocional foi suficiente para fazer com que a Justiça do Trabalho desse ganho de causa para o empregado em questão. Os magistrados consideraram que a empresa foi culpada pelo incidente e decidiram que ela precisa pagar pela indenização ao trabalhador.

Em nota, a Vale disse que cumpriu com todos os requisitos técnicos e respeitou todas as análises ambientais da barragem em questão. A empresa não informou se vai recorrer ou não dessa decisão da Justiça, mas é bem provável que o faça. Isso porque essa possibilidade é permitida.

Incidente com a Vale

O incidente da barragem da Vale em Brumadinho aconteceu ainda no último dia 25 de janeiro de 2019. Para muitos, esse se trata do maior desastre ambiental do país. Mas mais do que isso, foi o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Pelo menos de acordo com as contagens oficial.

De acordo com esses levantamentos, o desastre acabou tirando a vida de cerca de 260 pessoas. A grande maioria dessas vítimas eram trabalhadores da própria Vale. Não há sinais de que outro acidente causou tantas mortes de empregados de uma só vez na história do país.

As famílias de todas essas pessoas seguem pedindo uma série de indenizações para a Vale. Boa parte delas perderam totalmente a renda que vinha justamente dos trabalhadores mortos. Até hoje, aliás, ainda não há uma noção do tamanho da perda material para todas esses brasileiros.

Além de Brumadinho

Vale lembrar que qualquer empregado pode ter direito a uma indenização por danos morais em uma relação de trabalho. Isso acontece quando um trabalhador consegue provar que desenvolveu um transtorno psicológico por causa do emprego em questão.

Há casos, por exemplo, em que empregados conseguem essa indenização depois de uma piora em um quadro de depressão. A indenização por danos morais também pode ocorrer quando o empregador expõe o trabalhador a uma situação vexatória na frente de várias pessoas.

Quando isso acontece, a melhor coisa a se fazer é tentar resolver a situação de maneira administrativa. Para isso, basta uma conversa com o chefe para tentar melhorar a situação. Se esse diálogo não funcionar, então o empregado tem o direito de entrar na Justiça do Trabalho para pedir pela indenização.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.