O que é bom para esvaziar a mente?

O que será que pode ajudar a esvaziar a mente? Existem práticas que têm esse poder?

Bem, antes de qualquer coisa, é importante compreendermos que não existe fórmula mágica para questões de saúde mental. Isto é, não podemos simplesmente “apagar” nossos pensamentos para não ter que lidar com algumas situações que podem ser dolorosas.

No entanto, algumas práticas podem auxiliar na hora de reduzir o estresse que determinados pensamentos podem gerar. Lembrando, ainda, que a psicoterapia também é uma aliada interessante, e que buscar ajuda profissional é importante.

Com esses pontos em mente, veja as dicas que trouxemos para lhe ajudar a construir momentos de descontração e relaxamento. Continue lendo.

O que é bom para esvaziar a mente?

Algumas ações podem realmente ajudar a esvaziar a mente. Elas não são infalíveis, e dependendo do que estiver invadindo os seus pensamentos, pode ser que elas não funcionem. Nesses casos, a busca por psicoterapia é relevante.

Confira as nossas dicas:

1. Meditação

A meditação pode ajudar nessa empreitada de esvaziar a mente, em algumas circunstâncias. No caso de iniciantes na prática, a opção guiada pode ser relevante. Inclusive, você pode encontrar opções de meditação guiada na internet, em sites como o YouTube.

2. Escrever ou falar sobre o que se pensa/sente

Escrever sobre o que está desencadeando os gatilhos também pode ser um bom caminho. Afinal, quando começamos a nomear, seja escrevendo ou falando, o que sentimos, temos maiores chances de compreender, de fato, o que está se repetindo em nossas mentes. Assim, esse entendimento pode auxiliar na hora de tomar ações que minimizem os impactos negativos dos pensamentos ruins.

3. Praticar exercícios físicos que você gosta

Algumas atividades físicas também podem ajudar a esvaziar a mente. Vale corrida, pular corda, dançar, enfim! Encontre aquela atividade que pode despertar sensações prazerosas em você e assim ajudar a deixar a mente mais leve.

4. Tenha consciência de que não é possível “apagar” todos os pensamentos

Considere este fato: não podemos, simplesmente, apagar todos os pensamentos que invadem à nossa mente. Às vezes, pode ser mais prudente ouvir o que eles têm a dizer, a fim de buscar alternativas saudáveis para lidar com determinados tipos de problemas.

Cuidado com os comportamentos que visam “apagar tudo”, por alguns instantes, como é o caso de beber muita bebida alcoólica para tentar esvaziar a mente e “esquecer os problemas”. Lembre-se de que este é um comportamento de risco que pode desencadear consequências negativas em sua vida.

5. Assista vídeos de ASMR

Vídeos de ASMR, em algumas situações, também podem ser interessantes. Se você não conhece, pesquise opções no YouTube e veja como a condução do vídeo pode fazer com que você desfoque de outras situações e traga os pensamentos para o que está sendo apresentado.

Considere a psicoterapia

A psicoterapia também tem um papel importante nos cuidados com a saúde mental. Às vezes, procuramos esvaziar a mente querendo fugir de dores e dissabores. Porém, cuidar da saúde mental, falando sobre isso e recebendo o suporte profissional, pode ser um caminho mais promissor em alguns casos. Considere essa possibilidade. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.