Estudo aponta que Brasil poderá ter carência de professores em 2040

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) divulgou nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, um estudo que indica que o Brasil poderá sofrer com uma carência de 235 mil professores de educação básica.

De acordo com o levantamento, o principal motivo para a possível carência de professores é o desinteresse dos mais jovens. No período de 2010 a 2020, houve um crescimento de 53,8% no ingresso em graduações que tem como carreira o ensino, enquanto nos demais cursos o aumento ficou em 76%.

O levantamento do Semesp aponta ainda que o envelhecimento dos profissionais da categoria é o segundo aspecto considerado na projeção. De acordo com os dados apresentados, o número de docentes com mais de 50 anos, que provavelmente se aposentarão em breve, aumentou 109% de 2009 a 2021.

Outro fator que aparece no estudo é o abandono precoce da carreira. Muitos jovens licenciados migram para outras áreas profissionais devido às condições precárias de trabalho e à baixa remuneração dos docentes:

“O abandono da profissão devido às condições de trabalho precárias, como infraestrutura ruim de algumas escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência na sala de aula e problemas de saúde, agravados com a pandemia de covid-19”, diz o estudo.

O levantamento levou em consideração os números divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2040 o Brasil terá cerca de 40 milhões de jovens em faixa etária escolar, ou seja, com idade entre 3 e 17 anos. Para atender esses estudantes, será necessário 1,97 milhão de professes. Contudo, os dados coletados até 2021 apontam que possivelmente o Brasil só terá 1,74 milhão de professores em 2040.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFPR encerra hoje (29) o período de inscrição para o Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.