ENEM 2023: Inep registra 28,1% de ausências no 1º dia de provas

Veja outros dados do ENEM 2023 divulgados neste domingo

No último domingo (05), quase quatro milhões de estudantes brasileiros fizeram participaram do primeiro dia de provas do ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização da prova, já divulgou dados muito importantes sobre o primeiro dia do ENEM 2023.

Dessa forma, para que você possa conferir as informações divulgadas sobre a prova, separamos um resumo com os principais dados do ENEM 2023. Confira!

Mais de 28% dos candidatos não participaram do primeiro dia do ENEM 2023

No primeiro dia de provas do ENEM, o Inep registrou um ausência média nacional de 28,1%, um índice similar ao da última edição da prova, em 2022 (28,3%). Os dados são preliminares e baseados em 98,3% de apuração de locais de prova em todo o Brasil.

Dessa forma, 71,9% dos candidatos inscritos realizaram a prova em mais de 132 mil salas em mais de 9 mil locais de prova. Mais de 1.750 municípios brasileiros realizaram a aplicação das provas neste domingo.

Candidatos fazem prova do ENEM
Mais de 28% dos candidatos inscritos não participaram do ENEM 2023. Imagem: Correio Braziliense/Reprodução

Outros dados importantes são aqueles relativos aos candidatos que não conseguiram participar das provas no último domingo. O Inep registrou 4.293 candidatos eliminados por realizarem algum tipo de violação de regras previstas pelo edital do ENEM 2023, como portar equipamento eletrônico, sair da sala antes do horário permitido (15h30) e não atender orientações dos fiscais.

Também foi divulgado que 905 estudantes foram afetados por problemas logísticos no primeiro dia de provas do ENEM, como interrupções de energia ou emergências médicas. Porém, esses candidatos poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro

Além disso, é importante ressaltar que o primeiro dia de provas envolveu a colaboração de mais de 380 mil profissionais entre coordenadores, fiscais e policiais foram envolvidos na aplicação do ENEM 2023.

ENEM tem imagens coloridas pela primeira vez

As provas do primeiro dia do ENEM contaram com imagens coloridas, ao invés da versão em preto e branco, um fato que acontece pela primeira vez na história do exame.

Essa iniciativa foi pensada com o objetivo de aumentar a inclusão no ENEM, uma vez que as imagens coloridas podem melhoras a compreensão e leitura para os candidatos que possuem algum tipo de deficiência visual.

Inep investiga fotos do ENEM nas redes sociais

Em coletiva de imprensa após o fim da aplicação da prova do ENEM em todo o país, Camilo Santana, Ministro da Educação, comentou sobre a circulação de imagens da prova do ENEM na internet, especialmente em grupos de Whatsapp.

O Ministro da Educação afirmou que as imagens de uma prova de redação do ENEM 2023 começaram a circular após o fechamento dos portões e início das provas. Camilo Santana ressaltou que a Polícia Federal está realizando as investigações necessárias, já que, segundo as regras mencionadas no edital do ENEM, os participantes só puderam sair das salas com os cadernos de prova partir das 18h30 e que qualquer momento anterior às 18h30 seria considerado infração.

Primeiro dia: como foi a prova do ENEM 2023?

No último domingo (05), a prova do ENEM foi composta por 90 questões e por uma proposta de redação. O tema desse ano foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

As questões do primeiro dia de provas foram divididas da seguinte forma:

  • 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação das provas do ENEM 2023, por sua vez, começou às 13h30 e terminou às 19h.

No próximo domingo, 12 de novembro, os candidatos inscritos participarão do segundo dia de provas do ENEM 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.