Estudo aponta que apenas 1 a cada 5 escolas tem internet adequada no Brasil

Resultados de estudo feito pela Fundação Lemann mostram que só 1 a cada 5 escolas públicas brasileiras têm a velocidade adequada de internet. Tais resultados foram obtidos a partir de dados do Censo Escolar 2020 e do Simet, um medidor de velocidade.

O levantamento abarca cerca de 27 mil escolas públicas brasileiras. Entre essas escolas, somente 5.425 têm a velocidade adequada, conforme o critério do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que define a velocidade de acordo com o tamanho da unidade escolar.

De acordo com o Censo Escolar 2020, 75% das mais 140 mil escolas brasileiras têm acesso à internet. A velocidade que as escolas têm de internet é de 17 megabytes por segundo. Conforme a pesquisa da Fundação Lemann, nos EUA (Estados Unidos da América), “o padrão atual é de 1 megabyte por segundo por aluno, mas no Brasil apenas 904 escolas das 27.541, que estão no medidor têm essa velocidade hoje em dia, [o que significa 3,2%]”.

Assim, é possível perceber que as escolas brasileiras não têm a internet suficiente para dar conta do ensino remoto, exigido pelo contexto de pandemia da covid-19. O levantamento, “para que um professor possa fazer uma chamada de vídeo com metade dos alunos que ficou em casa será necessário mais de 100 megabytes”.

A pesquisa revela ainda que há desigualdade no aceso a internet entre as regiões. Enquanto a média de velocidade no Norte é de 9,34, no Sul é de 22,32 megabytes por segundo. Já nas escolas urbanas (20,26), o número é muito superior em relação a escolas de zonas rurais, que e têm de 8,34 megabytes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.