Estudar antes ou depois do exercício físico? Saiba o que é ideal

Já é de conhecimento geral que se exercitar é fundamental para a saúde, pois a prática oferece benefícios ao corpo e também para a mente.

Nesse sentido, para os estudos, a importância de praticar exercício físico se dá, sobretudo, pelo bem que faz a prática ao cérebro humano. Por esse motivo, é essencial que estudantes em fase de preparação para concursos e vestibulares dediquem uma parte do seu dia a praticar atividades físicas.

Contudo, muitos têm a dúvida de qual é o momento ideal para se exercitar, se antes ou depois do momento de estudo. Confira abaixo o que aponta a ciência!

É melhor estudar antes ou depois do exercício físico?

Segundo João Paulo Borin, professor do departamento de ciência e esporte da Unicamp, a prática de exercícios é essencial para o bom desenvolvimento dos estudantes.

Borin afirma que “A prática regular ativa todo o sistema funcional do organismo, principalmente a estrutura cardiorrespiratória e o cérebro. O desempenho do estudante melhora, sem dúvidas.”

Não há dúvidas, desse modo, que o exercício físico influencia positivamente no aprendizado. Nesse sentido, uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade de Edimburgo na Escócia e pela Universidade de Radboud na Holanda evidenciou que a prática do exercício físico tem mais efeito para o aprendizado quando realizada um período após o momento de estudo.

O estudo realizado com 72 pessoas analisou uma tarefa relacionada à memória aliada ao exercício físico, nesse sentido, essas pessoas foram separadas em três grupos.

O primeiro grupo praticou atividade física imediatamente após a tarefa de memória, o segundo grupo esperou 4 horas após a realização da tarefa para se exercitar e o terceiro não realizou atividade física.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores indicaram que as pessoas que esperaram 4 horas para praticar exercício físico tiveram desempenho na memorização superior ao apresentado pelos outros dois grupos.

Para os cientistas, esse resultado positivo se deu pela liberação de neurotransmissores que ocorre durante a prática da atividade física, como a adrenalina e a dopamina, por exemplo, que auxiliam na retenção de informação no cérebro.

Então, você já sabe! O melhor é dar um tempinho após os estudos antes de se exercitar!

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também Como minimizar os efeitos da ansiedade nos estudos.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/a-importancia-de-praticar-atividade-fisica-para-os-estudos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.