Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

A importância de praticar atividade física para os estudos

A prática de atividade física já teve seus benefícios comprovados por diversas pesquisas, de distintas áreas. Para os estudos, a importância de praticar exercício físico se dá, sobretudo, pelo bem que faz a prática ao cérebro humano.

Muitas pesquisas mostram que a regularidade de exercícios físicos ajuda o estudante a ter memória melhor, foco e resistência, o que interfere positivamente nos estudos.

Segundo João Paulo Borin, professor do departamento de ciência e esporte da Unicamp, a prática de exercícios é essencial para aumentar a concentração nos estudos. Nesse sentido, Borin afirma que:

“A prática regular ativa todo o sistema funcional do organismo, principalmente a estrutura cardiorrespiratória e o cérebro. O desempenho do estudante melhora, sem dúvidas.”

Outra questão de extrema relevância quanto aos benefícios da atividade física para os estudos é a da regulação do sono.

Já foi comprovado por estudos, como o realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, que o período do sono é crucial para a consolidação da memória. Isso se dá porque, enquanto dormimos, há a  reativação de conexões neuronais.

Além disso, a atividade física age diretamente na saúde emocional dos estudantes, diminuindo os índices de ansiedade causada pela pressão comum no período preparatório para exames como o Enem ou concursos públicos, por exemplo.

Durante a prática de exercícios físicos, há a liberação de endorfina, uma substância natural que estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Nesse sentido, é possível perceber que as vantagens de praticar atividades físicas vão além dos resultados externos observados no corpo. Além disso, o estudante não precisa se deslocar ou participar de maratonas para garantir os benefícios mencionados.

Segundo especialistas, separar um período de 30 a 60 minutos do seu dia para realizar atividades como subir e descer escadas, pular corda, jogar futebol, correr ou andar, por exemplo, já é suficiente para desfrutar de uma melhora na qualidade dos seus estudos, além de melhorar e muito a sua saúde física e mental!

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também Como minimizar os efeitos da ansiedade nos estudos.

Pesquisas revelam os impactos da pandemia na educação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.