Estresse de professores: Como lidar com isso?

O estresse é a realidade de muitos professores. Veja como lidar com essa situação.

estresse de professores é muito recorrente e pode ser visto, inclusive, como um motivo pelo qual muitos profissionais afastam-se de sua profissão. Afinal, quem nunca se deparou com um professor que se sentia esgotado diante das adversidades do seu trabalho?

Pois é! Essa triste realidade deve ser combatida de maneira efetiva, viabilizando assim mais qualidade de vida para esses tutores tão importantes. A seguir, portanto, apresentamos algumas ideias interessantes sobre esse tema. Acompanhe!

Como lidar com o estresse de professores?

O estresse de professores pode acometer o profissional da educação nos mais diversos momentos de sua carreira. Para evitar o problema ou diminui-lo, devemos ficar atentos à atmosfera educacional em questão. Para isso, algumas ações devem ser consideradas.

Portanto, se você é professor ou profissional da educação, veja algumas atitudes que podem trazer mais bem-estar para você e incentive os seus colegas a fazer o mesmo:

1- Valorize os momentos de descanso e lazer

Valorizar os momentos em que você se desconecta do trabalho é muito importante. Por isso, valorize os seus dias de descanso e lazer, focando em hábitos e ações que fazem bem a você.

Jamais troque um momento de lazer pelo trabalho, a não ser que seja algo pontual. Afinal, se essa ação se tornar recorrente, a sobrecarga poderá desencadear o estresse no dia a dia.

2- Mantenha uma relação interpessoal próxima aos colegas

Procure cultivar boas relações interpessoais com os seus colegas, isso dará uma sensação de comunidade e pertencimento muito maior. E essas sensações são valiosas na hora de nos sentirmos mais confiantes e menos afetados pelas adversidades.

3- Busque suporte quando sentir necessidade – não tente resolver tudo sozinho

Se porventura você sentir que algum trabalho em específico está lhe sobrecarregando, não fique se culpabilizando e, mais do que isso, tentando a todo instante resolver tudo sozinho.

Mas sim, aceite que você pode buscar suporte nos seus colegas e que, além disso, não há problema nenhum nessa atitude. Lembre-se de que em conjunto podemos fazer muito mais.

4- Invista em formação continuada que ajude nas adversidades

A formação continuada também é peça-chave na hora de lidar com o estresse de professores. É através dela que é possível aprimorar habilidades e aprender novas maneiras de lidar com as adversidades cotidianas.

5- Faça psicoterapia e pratique o autoconhecimento

A psicoterapia pode ser a chance de gerenciar melhor as emoções, enquanto que o autoconhecimento que é posto em prática em paralelo também produz um efeito semelhante.

Saber quais são os pontos fracos e fortes ajuda na hora de organizar o trabalho e viabilizar um dia a dia mais coerente com as suas habilidades.

6- Evite a sobrecarga de trabalho – não aceite mais do que é possível

Não aceite uma demanda de trabalho que seja maior do que o que realmente pode ser interessante para você. Ninguém merece uma carga que sufoque e provoque o temido estresse de professores.

Mas sim, saiba quais são seus limites e deixe isso claro antes de aceitar uma demanda muito extensa e “pesada”. Coloque a sua saúde mental sempre em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.