Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

Estratégias e métodos de aprendizagem cooperativa 

A aprendizagem cooperativa é uma ferramenta de ensino que os professores usam para ajudar os estudantes a processarem informações de maneira rápida. Esse método consiste no trabalho dividido em grupos menores para atingir um objetivo comum.

Cada integrante do grupo é responsável por aprender as informações fornecidas, assim como ajudar os outros participantes do grupo a aprenderem as informações. 

Caso tenha interesse em aprimorar mais informações sobre essa metodologia de ensino, clique aqui. 

Como funciona a aprendizagem cooperativa?

Para que os grupos de aprendizagem cooperativa consigam atingir seus objetivos, os professores e os estudantes precisam fazer sua parte. 

O professor acaba desenvolvendo o papel de facilitador e observador. Já os alunos devem trabalhar juntos para conseguir completar a tarefa. 

Sendo assim, utilize as seguintes normas para conseguir alcançar o sucesso da aprendizagem cooperativa. 

  1. Organize os estudantes de maneira heterogênea em grupos de apenas dois e não mais de seis.
  2. Distribua a cada integrante do grupo uma função específica: registrador, observador, contador, pesquisador, etc.
  3. Fique atento ao progresso de cada grupo e ensine as habilidades necessárias para a conclusão da tarefa.
  4. Faça uma avaliação de cada grupo com base em quão bem eles trabalharam juntos e concluíram a tarefa.

Dicas de gerenciamento de sala de aula

Os professores devem efetuar a aprendizagem cooperativa respeitando o que a unidade escolar propõe. 

Veja a seguir algumas técnicas utilizadas que na maioria dos casos acabam funcionando: 

Manipulação de ruído: use chips falantes para manipular o ruído. Toda vez que o estudante precisar falar em grupo, ele precisa necessariamente colocar sua ficha no meio da mesa. 

Chamando a atenção dos estudantes: crie um sinal para chamar a atenção dos alunos. Por exemplo, bata palmas duas vezes, toque uma campainha, etc. 

Responda os questionamentos: monte uma política onde cada membro do grupo que tiver uma pergunta, faça primeiro ao grupo e posteriormente ao professor. 

Utilize um cronômetro: ofereça aos alunos um tempo determinado para conclusão das tarefas. Caso necessário, utilize um cronômetro. 

Instrução: antes de entregar o modelo de atribuição, a instrução da atividade e garanta que cada estudante entenda o que é esperado. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Quem estiver no auxílio emergencial não vale como cadastro no Cadúnico

Avalie o Texto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.