Este objeto comum está gerando multas em várias cidades brasileiras

Confira mais detalhes deste objeto comum e saiba como não ser multado.

Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso de aplicativos de GPS, como o Waze e o Google Maps, é comum vermos motoristas utilizando seus celulares presos ao painel dos carros.

No entanto, o CTB considera essa prática uma infração grave em alguns casos. Assim sendo, é importante estar atento ao uso deste objeto comum e as consequências da infração.

Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Então, acompanhe a leitura até o final e confira!

Objeto comum está gerando multas; entenda

Conforme mencionado acima, com a evolução dos smartphones, o uso de aplicativos de GPS se tornou cada vez mais comum entre os motoristas. Isso porque, essas ferramentas são extremamente úteis para encontrar rotas mais rápidas e evitar o trânsito pesado. No entanto, o seu uso durante a direção exige atenção e pode distrair o condutor.

Dessa forma, para facilitar a visualização do GPS, muitos motoristas optam por utilizar suportes para celular presos ao painel do carro. Isso permite que o motorista mantenha as mãos no volante e tenha uma visão clara do aplicativo. Entretanto, essa prática ainda configura o uso do celular durante a direção, o que o CTB considera uma infração.

Este objeto comum está gerando multas em várias cidades brasileiras
Este objeto comum está gerando multas em várias cidades brasileiras. Foto: Reprodução.

Multas graves para quem usar o objeto comum

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), usar o celular enquanto dirige é uma infração grave. Assim sendo, os motoristas flagrados ao utilizar o celular no suporte preso ao painel são passíveis de multa de trânsito no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de motorista.

Ademais, vale ressaltar que os pontos levarão à suspensão da carteira caso atinjam um determinado limite.

Uso do celular fora do suporte

Para alguns motoristas, o suporte no painel não é suficiente e eles preferem segurar e manusear o celular durante a direção. Contudo, essa é uma prática ainda mais perigosa, pois o motorista fica com apenas uma mão no volante e perde completamente o foco na estrada.

Dessa maneira, caso as autoridades de trânsito flagrem os condutores segurando o celular, a penalidade é ainda maior: multa de R$ 293,74 e sete pontos na carteira.

Como usar o suporte para celular corretamente para não levar multa?

Segundo as regras que o CTB estabelece para o uso do suporte para celular, para utilizar o objeto no carro corretamente, é necessário seguir as seguintes orientações:

  1. Primeiramente, ao escolher um suporte, verifique se ele é compatível com o modelo do seu celular e se possui uma fixação adequada para o veículo. Além disso, é importante também que o suporte esteja posicionado em uma altura que não prejudique a visibilidade do motorista, seja fácil de alcançar e não interfira na condução do veículo.
  2. Ademais, durante a condução, é fundamental que o motorista não se distraia pelo uso do celular. Sendo assim, o CTB recomenda utilizar apenas recursos de voz, como o GPS por comando de voz, para evitar o manuseio do aparelho enquanto dirige. Caso seja necessário realizar uma chamada, o motorista deve estacionar o veículo em local seguro antes de iniciar a conversa.

Além disso, o CTB ainda alerta que usar o celular enquanto dirige, mesmo com o suporte, reduz consideravelmente a atenção do motorista e aumenta o risco de acidentes. Por isso, a entidade recomenda que o condutor use o aparelho só em caso de extrema necessidade.

Confira as implicações para os motoristas infratores

Além das multas e pontos na carteira, o uso do celular durante a direção ainda traz outras consequências mais graves. Isso porque, a distração que o manuseio do celular causa, aumenta consideravelmente o risco de acidentes de trânsito.

Esses acidentes resultam em ferimentos graves e até mesmo em mortes, tanto para os motoristas infratores quanto para os demais usuários da via.

Sendo assim, para efetivamente reduzir o número de infrações relacionadas ao uso do celular, os órgãos governamentais estão intensificando a fiscalização e aplicando as punições de forma mais rigorosa.

Indo além, é importante que os motoristas se conscientizem sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e os riscos que o uso do celular pode trazer. Neste sentido, mesmo com a utilização do suporte para celular, os motoristas ainda precisam estar atentos para não cometer nenhuma infração.

Assim, além de não terem que pagar a multa e levar pontos na carteira, eles ainda mantêm a segurança de todos no trânsito. Agora que você já sabe tudo sobre esse objeto comum que está gerando multas em várias cidades brasileiras, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.