Estágio: Universitários querem estabilidade e progressão da carreira, diz pesquisa 

Um estudo realizado pela Universum, empresa de pesquisa e consultoria sobre o futuro de mercado com universitários no Brasil, demonstra a mudança de perspectivas na procura por uma vaga de emprego

Dentre as preferências dos estudantes estão o home office e as organizações que ofereçam estabilidade e plano de carreira. 

A pesquisa “Talent Research 2021” contou com a participação de 32 mil alunos universitários no período entre outubro de 2020 e maio de 2021 e revelou um novo perfil de estagiários.

O levantamento é feito todos os anos para identificar aspirações de carreira e preferência dos estudantes em quatro grandes campos de estudos, são eles: 

  • Negócios/Comércio; 
  • Engenharia; 
  • TI; 
  • Ciências Naturais.

Trabalho remoto

Segundo os dados do estudo, 83% dos entrevistados afirmaram sua preferência em trabalhar na modalidade ‘home office’. 

O surgimento de um novo perfil, por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda gera questionamentos sobre as relações de trabalho. 

Dos universitários que preferem o trabalho remoto, um terço deles (33%) se diz preocupado em estar isolado dos colegas de trabalho e das possíveis perdas ocasionadas pela ausência de interação social, sobretudo no começo de carreira.

A pesquisa também demonstrou que possíveis reduções de salário e o medo de ser prejudicado pelas empresas que escolhem colaboradores que trabalhem de maneira presencial, são dúvidas e preocupações sobre aceitar esse novo modelo de trabalho. 

Preferências nas condições de emprego

A pesquisa também apurou quais as condições ofertadas pelas organizações mais importantes para escolher um emprego. Boas referências para o futuro na carreira e treinamento profissional ficaram no topo. 

Todavia, programas na área de “Pessoas e Cultura” perdeu posições entre as primeiras opções na hora da busca por colocação no mercado de trabalho. 

Por outro lado, a segurança no emprego vem ganhando destaque entre os universitários que buscam emprego.

Preferências no trabalho

O levantamento também revelou que as mulheres consideram os atributos relacionados à igualdade e inclusão mais importantes. 

Em contrapartida, os homens são mais atraídos pelos atributos de desempenho, remuneração e prestígio.

Redes mais usadas

Segundo o estudo, a rede social mais usada por universitários na hora de buscar um estágio é o LinkedIn, com crescimento de 3% no último ano. 

Já o Instagram foi quem apresentou maior crescimento percentual, saindo de 29% no ano passado para 46% em 2021. 

Em contrapartida, sites especializados em divulgação de vagas, como o ‘infojobs’ e ‘vagas.com’ apresentaram queda nas preferências de aproximadamente 10%. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: quem ainda vai receber 5ª parcela nesta semana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.