LinkedIn: Como usar a rede social ainda no ensino médio

Fundado em 2003, a mídia social continua coletando usuários e ajustando recursos para atender às necessidades até mesmo de estudantes

Pode parecer precoce para uns, mas é algo que pode render muitos frutos para outros no futuro de estudantes de ensino médio. O LinkedIn é a rede social perfeita para fazer networking, ajudando a alcançar objetivos universitários e profissionais antes mesmo de iniciar essa fase da vida.

Fundado em 2003, a mídia social continua coletando usuários (dois por segundo, para se ter uma ideia) e ajustando recursos para atender às necessidades – até mesmo de quem cursa o ensino médio.

Mostre o lado profissional mesmo sendo estudante

Enquanto algumas plataformas são voltadas para mostrar o ‘lifestyle’, como o Instagram, por exemplo, o LinkedIn oferece a oportunidade de mostrar a vida profissional.

Veja algumas dicas para tirar o máximo da rede social:

  • Elabore seu perfil para se apresentar da maneira que você deseja que os empregadores o vejam – isso vale para sua foto de perfil e imagem de capa, seu título, declaração resumida e suas experiências.
  • Temos algumas dicas para você abaixo, mas você também pode verificar as recomendações do LinkedIn para novos usuários.
  • Para a sua foto de perfil, recomendamos pegar sua roupa de entrevista favorita (não se esqueça de passá-la) e pedir a um amigo para tirar uma foto lisonjeira para você. Pense nisso como a primeira impressão do seu futuro empregador.
  • Preencha quantos campos você puder. Você pode não ter conteúdo para tudo, mas dê o seu melhor. Isso não só vai completar o seu perfil, mas também torná-lo mais visível nas pesquisas.
  • Crie um URL exclusivo no LinkedIn. Você poderá usá-lo em seus futuros currículos e cartas de apresentação (um recurso muito útil).
  • Inclua o voluntariado, possíveis trabalhos na empresa de um parente, jobs freelancer, projetos para a escola que tenham rendido boas notas e prêmios.

Além disso, tome as seguintes ações

  • Siga as empresas para as quais deseja trabalhar e receberá suas ofertas de emprego.
  • Pesquise os cargos que você deseja ter e vasculhe as descrições para ver o que eles exigem. Se eles listarem habilidades que você possui, mas não listam em seu perfil, adicione-os!
  • Se esses cargos exigirem habilidades que você ainda não possui, aprimore-os. Elimine o medo das descrições de cargos e torne-se um candidato definitivo (isso leva tempo e esforço, não apenas ajustes de perfil).
  • Siga especialistas em busca de emprego para dicas de entrevistas e currículos. Como todas as profissões, existem tendências na procura de emprego. Coloque-se à frente da concorrência, aprendendo quais perguntas-chave provavelmente serão feitas em entrevistas e os tipos de respostas que os profissionais de RH desejam ouvir.

Sobre networking

Certamente você encontrará líderes que admira e com quem gostaria de trabalhar.

O que você faz quando os encontra? Traga-os para sua rede!

  1. Siga-os. Isso permite que você veja com qual conteúdo eles estão publicando e interagindo.
  2. Descubra quem eles seguem e siga-os. Isso é muito útil para descobrir quais tópicos e conversas são prioritários para os líderes do setor.
  3. Conecte-se com eles. Essa é uma ótima maneira de se colocar no radar deles.
  4. Inicie uma conversa. Seja humilde, elogioso e direto.

E então, curtiu as dicas? Acha que o LinkedIn pode ajudar você a se profissionalizar o quanto antes? Conte para a gente!

Leia também outro artigo interessante: Ensino Médio e ENEM: Como conciliar os dois e ter sucesso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.