ESTA INFORMAÇÃO sobre o FGTS pode ser MUITO IMPORTANTE para quem tem saldo

Adicionalmente, existem desembolsos especiais que permitem ao trabalhador utilizar parcelas dos fundos disponíveis na conta

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) se configura como um mecanismo elaborado com o intuito de salvaguardar o trabalhador que, porventura, venha a ser dispensado de seu emprego de maneira injustificada. Para isso, torna-se mandatório que o empregador inicie uma conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal em nome do colaborador, efetuando depósitos correspondentes a 8% do salário bruto mensal deste.

Conquanto, o indivíduo possui a oportunidade de ter acesso aos recursos presentes na conta do FGTS por meio do saque-rescisão, o qual é concedido nos casos de demissão sem justa causa. Adicionalmente, existem desembolsos especiais que permitem ao trabalhador utilizar parcelas dos fundos disponíveis na mencionada conta, a saber, o saque-aniversário, por exemplo.

Quem possui a elegibilidade para efetuar o saque do FGTS por meio do aplicativo?

Certos empregados têm a chance de realizar o saque do FGTS por intermédio de um aplicativo. Nesse sentido, é aconselhável verificar as orientações seguintes acerca da execução desse procedimento.

A retirada dos recursos do Fundo de Garantia pode ser concretizada de forma direta por meio de dispositivos móveis. Assim, é viável utilizar o aplicativo disponível tanto para sistemas iOS quanto Android.

Para realizar esse procedimento, o processo é descomplicado, demandando apenas alguns toques na tela do celular. Isso representa apenas um dos variados serviços bancários contemporâneos disponíveis por meio de aplicativos, eliminando a necessidade de deslocar-se até uma agência bancária.

É crucial ressaltar que o FGTS representa um direito trabalhista assegurado a todos os trabalhadores brasileiros com vínculo formal de emprego. Conforme mencionado anteriormente, diversas modalidades viabilizam o acesso aos recursos depositados na conta, como o saque-aniversário. Essa modalidade possibilita que os trabalhadores retirem uma porção do saldo disponível em sua conta do fundo uma vez por ano, especificamente no mês de seu aniversário.

Por outro lado, as opções de saque extraordinário estão condicionadas à autorização governamental e à implementação de normativas que permitam o acesso aos recursos. Em 2017, por exemplo, houve a autorização para o saque de contas inativas, e em 2020, devido à pandemia da Covid-19, também foi permitido o saque.

Recentemente, os lucros obtidos pelo FGTS foram divulgados, gerando um aumento na busca por informações sobre como realizar saques. Entretanto, é essencial frisar que os lucros do Fundo de Garantia não podem ser retirados de maneira imediata, e que existem regras específicas para cada modalidade de saque.

ESTA INFORMAÇÃO sobre o FGTS pode ser MUITO IMPORTANTE para quem tem saldo
Adicionalmente, existem desembolsos especiais que permitem ao trabalhador utilizar parcelas dos fundos disponíveis na conta – Imagem: Depositphotos

Passo a passo para realizar o saque por meio do aplicativo

O procedimento para efetuar o saque do FGTS utilizando o aplicativo é notavelmente fácil, seguindo os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do FGTS (Android ou iOS) em seu dispositivo móvel e faça login com as informações fornecidas pela Caixa Econômica Federal;
  2. Em seguida, clique na opção denominada “Meus Saques”;
  3. Por fim, selecione a modalidade pela qual deseja realizar o saque.

Afinal, o saque-aniversário é uma boa opção?

O saque-aniversário do FGTS é, de fato, uma modalidade que oferece ao trabalhador a chance de acessar parte dos recursos depositados no Fundo uma vez por ano, no mês de seu aniversário. Sua existência tem gerado debates e já foi objeto de discussões sobre sua continuidade, inclusive com ameaças de extinção por parte das autoridades.

No entanto, é essencial realizar uma avaliação criteriosa para determinar se essa modalidade é vantajosa ou não, levando em consideração diversas perspectivas. Alguns dos fatores a serem ponderados incluem a liberdade de acesso ao dinheiro, a possibilidade de utilização para situações emergenciais e outros aspectos relevantes.

A decisão sobre se o saque-aniversário do FGTS é uma escolha acertada dependerá das circunstâncias individuais de cada pessoa. Portanto, é essencial compreender os prós e contras antes de optar por essa modalidade. Assim, é possível tomar uma decisão informada e alinhada com as necessidades financeiras e objetivos pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.