Espaço zen: o que é e benefícios para o meio empresarial

espaço zen pode proporcionar uma série de benefícios para os colaboradores. Por isso, muitas empresas estão adotando esse tipo de ambiente como forma de elevar a qualidade de vida e o bem-estar de cada funcionário.

Porém, nem todo mundo está familiarizado com esse conceito. Portanto, convidamos você para acompanhar este conteúdo e saber mais sobre o assunto. Vamos lá!

O que é o espaço zen?

O espaço zen pode ser compreendido como um ambiente que tem como foco propiciar silêncio, tranquilidade e bem-estar aos colaboradores. É um espaço elaborado para o descanso da mente, onde é possível alongar o corpo, fazer meditação, descansar olhando uma paisagem ou algo que remeta a boas sensações, e assim por diante.

O espaço zen não precisa ser imenso e cheio de estímulos. Pode ser apenas uma sala pequena, com iluminação adequada, itens que remetam à tranquilidade, e muito verde, ou ao menos na quantidade que for possível, para oferecer um contato com a natureza que seja agradável.

Quais os benefícios do espaço zen nas empresas?

O espaço zen oferece uma série de benefícios para os colaboradores. Afinal, quem é que não gosta de um ambiente tranquilo onde é possível descansar a mente e os pensamentos? Pois é!

Claro que nem todo mundo se sente à vontade para praticar a meditação ou fazer alongamentos na frente das outras pessoas, mas ainda assim o espaço zen pode contribuir para vantagens como:

1. Redução dos níveis de estresse

Se o ambiente contar com materiais naturais, como água, pedras e madeira, e plantas, dos diversos tipos, é possível oferecer um espaço com decoração biofílica aos seus colaboradores. Esse tipo de ambiente pode ajudar na hora de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, aumentando a sensação de tranquilidade e bem-estar frente às adversidades do dia a dia.

2. Melhor equilíbrio emocional para superar crises

Quando temos um ambiente para descansar a mente e refletir sobre o que devemos fazer diante de situações difíceis, podemos melhorar a nossa capacidade de tomar decisões.

Isto é, se o colaborador tem o espaço zen para poder pensar sobre o que está acontecendo, e só apenas após esse período tomar uma decisão, as chances de haver mais equilíbrio emocional em momentos de crises podem ser muito maiores, concorda?

3. Ambiente para descansar a mente e recarregar as energias

No dia a dia corrido, vamos executando diversas atividades diferentes, que exigem foco, concentração e atenção. Esse tipo de atividade pode cansar a mente, resultando em uma diminuição no desempenho.

Por isso, ter onde descansar e relaxar, durante as pausas estratégicas ao longo do dia, é algo muito valioso.

4. Qualidade de vida como um todo

A qualidade de vida se associa com o ambiente no qual estamos inseridos. Se esse ambiente oferece espaços para descansar, refletir, meditar e cuidar da mente, tendencialmente podemos ter mais qualidade de vida, concorda?

Por esses e tantos outros motivos que o espaço zen vem sendo implementado nas empresas. Você já pensou em incluí-lo na sua corporação?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.