eSocial anuncia parada temporária na integração dos eventos no CNIS

O eSocial anunciou uma parada temporária na integração dos eventos do sistema no CNIS. Saiba mais detalhes importantes!

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), é uma obrigatoriedade de todas empresas, sendo um sistema centralizador de informações que substitui diversas obrigações fiscais e previdenciárias. 

eSocial anuncia parada temporária na integração dos eventos no CNIS

Na data desta publicação, o eSocial, através de divulgação oficial, anunciou uma parada temporária na integração dos eventos do sistema no CNIS. Conforme informações oficiais do sistema eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), a parada ocorrerá no período de 00:01 horas do dia 21/03/2022 até 08:00 horas do dia 25/03/2022 e visa a realizar o processamento de eventos de algumas empresas que ainda não foram integrados na base do CNIS.

Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por meio da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social – Dataprev, recepciona e processa os eventos do ambiente nacional do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), a fim de alimentar o CNIS.

Inconsistências podem impedir que alguns eventos sejam integrados no CNIS

Assim sendo, neste processo, podem ocorrer inconsistências que impeçam que alguns eventos sejam integrados no CNIS, explica a plataforma oficial do eSocial, através do canal oficial do Governo Federal (Gov.br).

Integração INSS e Dataprev

Para tratar esses eventos retidos de alguns empregadores, o INSS e a Dataprev identificaram a necessidade de parar a integração online para processar esses eventos retidos. Tal parada visa evitar o risco de processamento desordenado de eventos, explica o eSocial em comunicado oficial.

Novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias

Caso não seja possível concluir a liberação de todos os eventos retidos, novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias, mas serão tempestivamente comunicadas. Haja vista que a necessidade de planejamento por parte do responsável pelos envios ao sistema eSocial (departamento pessoal, contabilidade, administrador etc).

Os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente

De acordo com as informações oficiais, após concluída a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária qualquer intervenção pelos usuários.

Todos os sistemas integrados com o CNIS, ou que usam as informações constantes da base CNIS, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão desse procedimento.

Envios sem reflexo das informações CNIS

Sendo assim, é cabível ressaltar que os envios ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) podem ocorrer normalmente, sem reflexo das informações CNIS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.