Será que você comete estes erros de produtividade?

Os erros de produtividade costumam ser bem sutis, mas, na realidade, impactam profundamente os nossos resultados em algum momento. Isto é, no instante em que estamos cometendo esses equívocos, pode ser que nem nos demos conta da presença deles. Porém, à medida que o tempo passa, “a conta chega”, e tudo pode virar uma bola de neve de atrasos e problemas.

Por isso, se você se preocupa com a sua rotina e quer conhecer alguns dos erros que podem impactar na sua produtividade, acompanhe este texto até o fim.

Conheça alguns dos erros de produtividade

Existem muitos erros de produtividade que podemos cometer. Porém, como não seria possível fazer uma lista com todos eles, selecionamos alguns dos mais comuns para você analisar se fazem parte da sua rotina. Veja:

1. Falta de prazos claros

A falta de prazos é um dos maiores erros de produtividade. Se você não estabelece limite de prazos para as suas tarefas, mesmo no caso das mais flexíveis, você pode cair no erro da procrastinação.

Até porque, convenhamos… Se não há limite para ser feita alguma coisa, por que você iria querer se apressar? Pense nisso e comece a estabelecer cronogramas mais produtivos para si.

2. Dificuldade para delegar os excessos

Nós não podemos aceitar todas as demandas que chegam até nós. Afinal, ninguém aqui é máquina para suportar excessos, concorda?

Por isso, analise até que ponto você tem delegado as sobrecargas ou está tentando “abraçar o mundo”.

Se estiver sempre correndo contra o tempo para conseguir finalizar tudo, e sente-se que nunca acaba as coisas, talvez esses sejam sinais de que você tem dificuldade para delegar.

3. Falta de prioridade no dia

Não saber priorizar as tarefas do dia também é um erro. Se você sequer sabe o que é mais importante do seu dia, como poderá saber por onde começar? Ou ainda, quando terminar?

Pois é!

Portanto, se você não quer mais cometer erros de produtividade, comece a elaborar uma lista de tarefas que apresente as suas prioridades e ajude-o a entender o que fazer e quando fazer.

4. Ausência de expediente de trabalho

Não ter um horário de trabalho bem definido, no caso do home office, também pode ser um dos erros de produtividade. Claro que você pode fazer hora extra quando necessário e possível, mas o horário fixo de trabalho precisa ser estabelecido.

Embora o home office seja mais flexível, a ausência total de uma rotina pode estar roubando a qualidade dos seus resultados.

5. Dificuldade para estabelecer momentos de descanso

Descansar é tão importante quanto focar plenamente em um projeto. Tenha isso em mente e não cometa o erro de se sobrecarregar e levar o corpo à exaustão, crendo que é isso que fará com que você tenha sucesso.

Afinal, o efeito será rebote! Os excessos de trabalho, somados à ausência do descanso, resultam em uma diminuição de desempenho e resultados. Cuidado, hein? Cuide da sua saúde e crie uma rotina longe dos erros de produtividade!

Veja também: 7 erros que atrapalham a sua rotina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.