7 comportamentos negativos no ambiente de trabalho

Existem alguns comportamentos negativos no ambiente de trabalho que podem manchar a imagem profissional de qualquer pessoa. Esses comportamentos causam intrigas, afastam os colegas e criam um clima nada agradável. Por isso, conhecê-los e evitá-los é muito importante. Vamos, juntos, refletir sobre alguns deles? Acompanhe-nos.

7 comportamentos negativos no ambiente de trabalho

Os comportamentos negativos no ambiente de trabalho podem parecer inofensivos para quem os comete, mas gigantes para quem observa de fora. É a famosa ideia de “sair do furacão para enxergá-lo melhor”.

Sendo assim, analise as suas condutas no trabalho com base nos pontos abaixo e reflita: será que você costuma colocar esses comportamentos negativos em prática? Pense bem e vamos adiante:

1. Fofoca

Quem nunca fofocou na vida, não é mesmo? Porém, embora esse seja um comportamento muito comum, isso não quer dizer que ele seja bom. No trabalho, pode ser ainda pior.

Portanto, evite participar das rodas de fofoca, e tente sempre encerrar esse assunto quando alguém dirigir a você um comentário maldoso sobre outra pessoa.

2. Comparação entre colegas

Nunca compare os seus colegas, muito menos na frente deles! Dizer que fulano deveria ter seguido o exemplo de ciclano não é algo interessante. Se for para dar feedback, dê separadamente, sem mencionar o outro como um comparativo de bom ou ruim.

3. Aparência ou linguagem desleixada

Se você não cuida da sua aparência, veste-se de qualquer jeito ou fala com uma linguagem inapropriada para o ambiente corporativo, saiba que esses também são alguns dos comportamentos negativos no ambiente de trabalho. Fique de olho.

Afinal, a imagem que transparecemos, do lado de fora, pode falar muito sobre o nosso lado de dentro. Embora não nos defina de fato, sabemos que a impressão dos demais será uma, caso não nos dediquemos à nossa imagem.

4. Levantar o tom de voz em conflitos

Onde há relacionamento, pode haver conflito. Sendo assim, é possível que você se depare com alguns conflitos no trabalho. No entanto, aumentar o tom de voz e aderir a uma postura agressiva é algo bem negativo. Cuidado, hein?

5. Não saber lidar com a opinião alheia

Se você não sabe lidar com a opinião alheia, está na hora de trabalhar isso em si mesmo. Cuidado para não parecer aquela pessoa que nunca ouve ninguém.

6. Interromper a fala de um colega

Quando alguém estiver falando, mesmo que seja algo que você ache negativo, não interrompa. Espere a pessoa finalizar o raciocínio dela, pois isso servirá de base na hora de você mesmo apresentar a sua ideia.

Afinal, a pessoa pode estar dizendo algo, mas pode finalizar a fala de outra forma que nem imaginamos. Portanto, paciência e nada de interromper o outro.

7. Acreditar que “sabe tudo”

O famoso “sabe-tudo” também não é bem visto. Isto é, manter essa postura é manter um dos comportamentos negativos no ambiente de trabalho. Comece a ouvir os outros, para assim aprender ainda mais e testar coisas novas. Não tente ser a pessoa mais perfeita do mundo, pois pasme: ela não existe. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.