Era Vargas no ENEM: como o tema pode ser cobrado?

Descubra!

Era Vargas no ENEM: entenda como o tema pode ser cobrado

Podemos dizer que praticamente todos os anos a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, traz para os candidatos questão de história do Brasil sobre o período conhecido como “Era Vargas”.

De fato, o assunto é cobrado com muita frequência devido a sua importância para a história do país. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com alguns tópicos da Era Vargas que podem ser abordados por questões do ENEM. Vamos conferir!

Direitos trabalhistas

Um dos aspectos do governo de Getúlio Vargas mais cobrado pela prova do ENEM é a relação entre Vargas e os trabalhadores. Isso acontece porque o governo de Vargas é conhecido por criar uma série benefícios trabalhistas, como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O líder brasileiro também foi o responsável pela criação do Ministério do Trabalho no país.

Podemos dizer que um dos principais fatores que garantiram o grande apoio da população brasileira ao governo de Getúlio foi a sua concessão de benefícios para os trabalhadores.

A divisão da Era Vargas

Getúlio Vargas chegou ao poder depois da Revolução de 1930. O seu governo acabaria somente no ano de 1945, 15 anos depois. Em 1951, por sua vez, Getúlio assumiria novamente a presidência. Dessa maneira, podemos dizer que o período é dividido em três fases diferenças. São elas:

  • Governo provisório (1930 – 1934)
  • Governo Constitucional (1934 -1937)
  • Estado Novo (1937-1945)

Antecedentes históricos

As questões do ENEM também abordam com frequência os antecedentes históricos do governo de Vargas. Você deve saber que a Era Vargas é considerada a responsável pelo fim da República Velha, fase da história do Brasil que engloba a República da Espada e a República Oligárquica.

Antes da ascensão de Getúlio ao poder, latifundiários do café de São Paulo e os produtores de leite do estado de Minas Gerais alternavam-se no poder, aspecto que originou o apelido de República Café com Leite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.