Entrevista de emprego: torne a avaliação orgânica e genuína

Torne a avaliação feita durante a entrevista de emprego orgânica e genuína. Confira dicas adaptáveis e relevantes para o candidato!

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação, por isso é comum que o candidato se sinta pressionado e adote uma postura negativa, ao não se colocar durante o processo, tornando a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção superficial, no que tange ao seu profissionalismo.

Entrevista de emprego: torne a avaliação orgânica e genuína

O conceito de que a entrevista de emprego é uma forma de julgamento pessoal pode fazer com que o candidato se sinta mais nervoso ao ser avaliado, visto que essa ideia errônea de que a entrevista de emprego é uma forma de julgar o seu profissionalismo pode elevar o nível de ansiedade do candidato, fazendo com que ele não aproveite a oportunidade de apresentar melhor o seu currículo.

A entrevista de emprego é uma apresentação do seu currículo, sendo primordial para que você – candidato – consiga alcançar os seus objetivos profissionais em longo prazo. Por isso, é importante que o candidato eleve o seu nível de confiança durante o processo seletivo, fazendo com que a avaliação ocorra de forma orgânica e genuína.

Destaque sua trajetória profissional

Fale sobre situações concretas vivenciadas por você em seus empregos anteriores, reforçando os seus pontos positivos de maneira natural. Sendo assim, destaque seu senso de urgência; alcance de metas; proatividade; inovação; criatividade; gestão de pessoas; atendimento ao cliente, dentre outros aspectos.

Por outro lado, é importante que você fale dos seus defeitos de forma resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante que você destaque a sua ciência da necessidade de realizar um curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.

Adote uma postura participativa

Os seus gestos devem acompanhar a sua narrativa. Por isso, a postura do candidato deve ser aberta e participativa. Sendo assim,  não mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.

Trabalhar a sua respiração também é um ponto importante para melhorar a sua narrativa, sendo uma maneira natural de você diminuir o nervosismo e se colocar positivamente.

Visite o site da empresa

Além disso, é importante que o candidato visite o site da organização e analise os valores empresariais para que verifique a viabilidade da contratação, considerando os seus valores profissionais e seus objetivos de carreira em longo prazo.

Haja vista que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Dessa forma, o candidato consegue se colocar naturalmente, evitando a autossabotagem profissional, elevando suas chances de sucesso organicamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.