Entrevista de emprego: pontos relevantes para o candidato 

São muitos os fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Confira alguns pontos relevantes para o candidato!

São muitos os fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é importante para o candidato que se atente a sua postura para que transmita uma linguagem não verbal positiva durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: pontos relevantes para o candidato 

É natural o surgimento do nervosismo e a elevação da ansiedade durante uma situação de avaliação. Entretanto, quando esse sentimento domina suas ações, é importante que você se atente para que não fique aquém do seu potencial por meio de um comportamento autossabotador.

A entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos importantes do seu currículo

Primeiramente, conceitue que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos importantes do seu currículo, sendo uma forma de validar as informações. Portanto, quanto mais você conseguir se direcionar criativamente, melhores serão as chances de sucesso.

Além disso, é pertinente também que se atente a maneira como você se comporta. Visto que o seu comportamento faz parte dos fatores tangíveis e intangíveis durante a avaliação.

A sua linguagem não verbal 

Por isso, tenha uma postura aberta e participativa; evite tensionar os ombros; mantenha contato visual com quem estiver falando com você; cumprimente a todos os presentes e evite gesticular excessivamente. Certamente são pontos adaptáveis, porém, são pontos de atenção para o candidato.

A construção de sua narrativa 

Já no que se refere à construção da sua narrativa, é importante que você tenha uma narrativa assertiva e direcionada, de maneira que destaque os pontos fortes de sua carreira de maneira positiva. Bem como, os pontos fracos, ou seja, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução. Dessa forma, você estará concordando com suas fraquezas, demonstrando que busca por suas melhorias. 

Entrevista de emprego coletiva 

Além disso, caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva, lembre-se de focar na sua narrativa e não se guie por respostas anteriores, dadas por outros candidatos. Já que essa é uma forma do candidato se sentir mais seguro. Porém, é uma maneira de esconder o seu próprio potencial, sendo um ponto de atenção do profissional de recrutamento e seleção.

Demonstre autoconhecimento profissional

Por isso, mantenha o foco na sua narrativa; demonstre o seu autoconhecimento profissional; tenha cuidado para não interromper as pessoas, já que isso ocorre por conta do nervosismo. Dessa forma, poderá direcionar sua carreira profissional, já que são diversos fatores que contribuem para o sucesso durante o processo seletivo, e, posteriormente, durante sua jornada na empresa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.