Entrevista de emprego: pontos pertinentes à postura do candidato

Confira alguns pontos pertinentes à postura do candidato durante uma entrevista de emprego. Veja mais detalhes!

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode gerar estresse e ansiedade no candidato, por ser um importante fator não controlável, já que impacta no direcionamento de sua carreira profissional.

No entanto, embora seja necessário considerar o nervosismo durante uma avaliação, é fundamental que o candidato não se sabote, ficando aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: pontos pertinentes à postura do candidato

 Sendo assim, alguns pontos são pertinentes para a postura do candidato, principalmente fatores intangíveis. Visto que são estes os fatores que impactam na comunicação não verbal, ou seja, na transmissão da mensagem que será repassada para o profissional selecionador, de forma direta ou indireta.

É muito importante que o candidato se direcione de maneira assertiva 

 Por isso, é muito importante que o candidato se direcione de maneira assertiva e natural através dos pontos fortes de sua carreira profissional,  bem como por meio de seus gestos e fala.

Sendo assim, basta que você, enquanto candidato, tenha atenção plena ao que você mesmo diz e tenha foco na sua postura para que não se deixe dominar pela ansiedade, embora seja algo natural, ela não pode ser maior do que o seu objetivo profissional.

Fatores diretos e indiretos

É importante que o candidato não cruze os braços e pernas; evite falar de forma muito rápida; tenha cuidado para não gesticular excessivamente; se for possível, não deixe objetos em seu colo, dentre outros fatores. Visto que são pequenos gestos que irão compor a sua postura e irão direcionar o seu processo seletivo.

Amplitude na construção da sua narrativa

 Além disso, a construção da narrativa deve considerar uma amplitude dos pontos inseridos em seu currículo. Sendo assim, tenha clareza sobre quais foram as contribuições que você realizou em cada empresa em que você trabalhou; pois são pontos que serão explorados naturalmente durante um processo seletivo.

Pontos fracos e melhorias contínuas 

 Além disso, também é relevante que o candidato saiba quais são os seus pontos fracos. Ou seja, é importante que você saiba em que você pode melhorar, ou ainda, o que você acredita que já tenha melhorado. Por exemplo, você pode citar que acredita que era uma pessoa mais tímida antigamente e, por isso, tinha dificuldade de comunicação.

Porém, hoje em dia, você se sente mais à vontade para trabalhar em equipe. Dessa forma, você irá demonstrar autoconhecimento e uma busca por melhorias contínuas, o que pode ser fundamental para que você consiga demonstrar suas habilidades organicamente durante uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.